ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito do município de Tabatinga, Saul Nunes Bemerguy, criador do Festsol, e presidente das Onças Preta e Pinta discorrem sobre a IV edição desse evento que ocorreu neste mês, no Centro Cultural Presidente Lula



Entrevistas e fotos: Silvio Brasil de Lima 
Endereço eletrônico: brasil_am@hotmail.com

“Temos orgulho em dizer que nossa administração é pioneira em criar um evento como esse, que é o Festsol, proporcionando geração de emprego e renda em nossa região de tríplice fronteira. Com relação a IV edição que aconteceu neste mês de setembro, nossa avaliação é relevante, pois o que observamos hoje, é que o Festsol atinge todos os níveis sociais, sem distinção de crença, raça, religião e poder aquisitivo em nosso município”, assegura o prefeito.
De acordo com Saul, desde que Tabatinga foi emancipada, o Festsol passou a ser realmente a festa popular da cidade que, segundo ele, por nossa cidade ser fronteiriça, recebemos turistas de todas as partes do planeta, proporcionando diretamente o aumento do PIB regional de forma considerável no período em que é realizado o Festsol.
“O Festsol é considerado atualmente, a nível estadual, o segundo maior evento do Amazonas. No início, a prefeitura era responsável por toda estrutura operacional desse evento, agora, o Festsol anda com suas próprias pernas e, a prefeitura se tornou apenas um colaborador, ou seja, o povo é quem conduz essa festa”, esclarece Saul.
Disse que é lamentável a população saber que um grupo de pessoas que não querem o progresso cultural de Tabatinga, dizer em alguns cantos da cidade que o Festsol deveria ser extinto. “Essas pessoas que pensam negativamente dessa forma, é bom que se diga e o povo fique atento, pois estão falando mal da nossa querida Tabatinga e, não querem o progresso cultural e financeiro da população que vive nessa região. É uma festa que veio para ficar e não temos dúvidas que, a partir desse momento é só crescimento, proporcionando entretenimento com geração de emprego e renda em todos os segmentos empresárias de forma direta e indireta para os nossos irmãos tabatinguenses”, afirmou o prefeito. “Em originalidade, sabemos que não tem nada igual no Amazonas e, a Amazônia é composta por uma adversidade imensurável no que diz respeito à etnia, fauna e flora, então, as lendas são amazônicas, compostas por tribos indígenas e onças, por isso surgiu o nosso Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões, que são as onças Preta e Pintada. Nossas duas mimosas onças. O povo de Tabatinga e, os turistas que nos visitam, estão de bem com a vida, pois o futuro já começou”, prevê, esbanjando otimismo o prefeito.
“Gostaria de ressaltar que ao término do Festsol, ou seja, no dia seguinte, emissoras de rádio de Leticia – Colômbia ressaltaram a importância desse evento, dizendo que deveria haver um entrosamento melhor por parte das pessoas que organizam/realizam eventos em Leticia com as pessoas do Brasil-Tabatinga. O que fica claro e notório é que existe uma controvérsia, quando um grupo de pessoas de Tabatinga, que pensa unilateralmente e, não no bem-estar social dos tabatinguenses. As ações em nossa tríplice fronteira são harmônicas, os cidadãos brasileiros, colombianos e peruanos, vivem em plena harmonia. Reitero que, quando esse grupo de pessoas de Tabatinga que disseram que iriam acabar com o Festsol, não está mexendo só com o Brasil-Tabatinga, mas também com nossos coirmãos colombianos e peruanos. Acredito que foi de muito mal gosto e infeliz a(s) pessoa (s) que disse (ram) que vai (ão) acabar com o Festsol. É bom que fica claro, que o Festsol não é do prefeito Saul, mas sim, do povo de Tabatinga. Tenho certeza que o povo não permitirá que deixem acabar com o que é bom e deu certo. O Festsol nasceu de uma grande sacada no início do governo Saul. O povo dessa cidade tem hoje, uma identificação cultural dentre as suas festividades. O que deu certo não pode acabar”, alerta Saul.
Presidente da Associação Folclórica Onça Preta, Jerry Alves Grande, campeã do Festsol 2012: “Desde que nasceu o Festsol, nossa avaliação é a das melhores possíveis. Por se tratar de um ano político, tivemos dificuldades em trabalhar e conseguir apoio. Visto que o Festsol não depende mais da prefeitura exclusivamente para que aconteça. Mas com o apoio e força de todos os membros e brincantes da agremiação e, sobretudo dos empresários locais, conseguimos superar os desafios. Também do apoio da prefeitura no que diz respeito à organização do evento. Estamos orgulhosos, pois somos tricampeões do Festsol.
Gostaria de aproveitar essa oportunidade e plagiar Rui Barbosa, quando diz ‘devemos dar honra a quem tem e a quem merece’, pois o mérito do sucesso do Festsol se deve ao seu criador, que é o prefeito Saul. Há anos a cultura tabatinguense estava esquecida e, um povo sem cultura, é um povo sem identidade. São quatro anos de glória que esse evento proporciona a todos dessa região de tríplice fronteira e aos turistas que já sabem deste evento que ocorre no mês de setembro, fazendo parte cultural do calendário festivo a nível nacional e internacional. O importante também é pensar na geração de emprego direto e indireto que o Festsol propícia com a comercialização de produtos e serviços prestados, não só as pessoas da nossa região, como aos turistas que se fazem presentes nessa época do ano na cidade de Tabatinga. É lamentável saber que têm pessoas que insistem em querer acabar com um evento dessa magnitude. É bom que as pessoas que pensam negativamente dessa maneira, lembrem-se de como era Tabatinga antes e comparem com o agora. Hoje Tabatinga é conhecida mundialmente, graças à âncora do Festsol. No período em que ocorre o Festsol, Tabatinga vive momentos épicos de intercâmbio cultural, pois o que vivenciamos é a presença de várias culturas/etnias na cidade e, quem ganha com isso é a população tabatinguense, com a geração de recursos que circulam na cidade.
Queremos agradecer a oportunidade em que o Jornal Solimões dissemina a cultura da nossa região para o mundo, a nossa diretoria, aos brincantes, as empresas que nos apoiaram, como a Kairos Construtora, Casa Bella, Casa Gregório, Variedades Joana, Portal Tabatinga”.
Carlos Davi Montenegro, presidente da Associação Folclórica Onça Pintada, vice-campeã do Festsol 2012: “A reflexão que faço nesse IV ano de Festsol é a seguinte: viemos com um nova diretoria e revelar os novos talentos e artistas que anterior ao Festsol, estavam esquecidos. A Onça Pintada logrou em agir dessa maneira, apresentando itens novos na arena do Festsol e, como eu que venho trabalhando desde o ano de 1995 na Agremiação  Rei do Campo, iniciando na batucada e, agora representando a Onça Pintada. Isto é um orgulho pra mim e a responsabilidade ainda maior em fazer, junto com nossos companheiros o melhor trabalho possível. Foi um ano em que superamos todos os desafios possível, porque iniciamos sem fluxo financeiro no caixa da Onça Pintada. Fizemos um ótimo trabalho, visto que, os comentários tanto na Colômbia, Peru e Brasil, foram dos melhores. Para se vencer um festival, são os detalhes que fazem a diferença, ou seja, quem erra menos certamente será a campeã. Agradeço a toda nação vermelho e branco, os parceiros como a Nova Schin, a emissora Fantástica 103.9 FM em Leticia, a comunidade indígena do Umariaçu I e II, ao Instituto SENA, em Leticia, ao Instituto de Dança Novas Estampas, em Leticia, aos nossos familiares, artistas, diretoria e brincantes da Onça Pintada. Estamos de parabéns por tudo, viemos falando da etnicidade das três culturais, Brasil, Colômbia e Peru.
Agradecemos ao prefeito Saul, pela ideia de criar o Festsol. É bom lembrar que há 6 anos atrás, as agremiações Rei do Campo e Carinhoso ficaram esquecidas, sem que houvesse um festival. O que acontece, morre a cultura, nós que somos artistas locais, ficamos completamente abandonados e o povo sem identidade cultural. Triste é saber que recentemente pessoas utilizaram de má fé dizendo que se tiverem oportunidade irão acabar com o Festsol. ‘O velho ditado já diz que time que está ganhando não se mexe’. Isto é um absurdo, em querer acabar com um festival que gera emprego e renda de forma lícita, em nossa região, onde proporciona  momentos de alegria para todos que estão envolvidos e, que participam dessa festa”.

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!!