ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Editorial



Silvio Brasil de Lima
Abril/2013
Estimado (a) leitor (a):


                 
No último 17 de abril, às 20h, no auditório Amazônia Régia (Tabatinga-AM), completamente lotado, cidadãos tabatinguenses e da tríplice fronteira tiveram a oportunidade em deleitar-se em um ambiente de puro entretenimento cultural, proporcionado pela Banda de Música do CFSOL/8ºBIS. Criada em 8 de fevereiro de 1971, teve como idealizador o 2º Ten. Norte e seu 1º mestre foi o Sgt. Mus Raimundo Pereira.

                 
Parabenizamos a iniciativa do Comandante do CFSOL/8ºBIS Cel. Marco Antônio Estevão Machado, pelo evento em comemoração a Semana do Exército. Momento em que registramos a felicidade das pessoas presentes nesse evento, que, por sinal, lotou o Auditório. O que se ouvia da plateia, que embelezou e testemunhou o show de apresentação da Banda de Música do CFSOL/8ºBIS, foi: “uma noite que jamais será esquecida”.

                
 Sabemos que a população tabatinguense, neste primeiro trimestre de 2013, ficou a mercê da sorte de tantos assaltos ocorridos na cidade, sobretudo os empresários, que são os maiores geradores de emprego e renda em TBT e, justamente esses empresários, foram presas fáceis para essa organização criminosa, que, nos últimos tempos, aterroriza os cidadãos trabalhadores.

               
Mesmo assim, somos cientes de que o efetivo das polícias em TBT é muito abaixo da realidade. Por isto, saudamos esses policiais aguerridos, que cumprem, com afinco, o ofício da profissão em prol da população. Espera-se que o estado (executivo) seja eficaz em tomar decisões e não deixar para as vésperas das eleições, visto que a população é formadora de opinião e certamente isto influenciará nas urnas no próximo pleito.

                 
Portando, destacamos a importância desse momento propiciado pelo Cel. Machado e toda equipe da majestosa Banda de Música do CFSOL/8º BIS, no sentido de desestressar a população, que participou desse megaevento, tendo em vista os frequentes assaltos ocorridos em TBT.

                 
Detalhes do evento em nosso blog na web: www.solimoesjornal.blogspot.com. Boa leitura. Até a próxima edição. Êxito! 




Março/2013

Estimado (a) leitor (a):



A inauguração da nova sede da Defesa Civil no Alto Solimões, localizada na rua 24 de maio – centro – representa um marco na história dessa instituição em nossa região. Essa façanha se deve ao seu idealizador e coordenador regional, Gildásio. A estrutura montada nesse novo endereço não deixa a desejar a nenhuma das existentes no interior do Amazonas.



Outro fato que merece destaque, diz respeito à qualificação profissional da equipe da DC no AS. Visto que o coordenador regional fez curso de qualificação no exterior em sua área de atuação, partilhando/multiplicando suas experiências com toda equipe da DCAS. Dessa forma, os serviços prestados a população que mais necessita, será eficaz, no sentido de amenizar situações de risco/desastres para as famílias que precisam de orientações condizentes.



Tudo isso amparado pela tecnologia instalada nessa nova sede, visando dar melhor subsídios aos trabalhos preventivos e ações a serem implementadas em nossa região do AS. Com isso, garantir maior segurança aos cidadãos.  Detalhes da inauguração nesta edição.




Chamamos sua atenção para matéria dos Correios, agência Tabatinga, em que o descaso por parte dessa instituição (Correios) é total, em relação aos serviços prestados aos usuários em nossa cidade. O que a população percebe é, que a cada dia que se passa, a situação se agrava, sem que a direção regional tome as providências necessárias para amenizar a agonia das pessoas que utilizam os serviços dos Correios em TBT.



Pior, são as situações constrangedoras em que os funcionários dos Correios/TBT, diariamente se envolvem, em ter que ouvir desaforo de alguns usuários, em relação ao péssimo serviço prestado pelos Correios, como se eles (funcionários) tivessem culpa. Ainda, a situação de estresse que leva alguns usuários a se irritarem com a lentidão do sistema de informática, climatização inadequada,...Confira as entrevistas feitas pela JS no dia 20 de março no interior da agência dos Correios e, veja o desabafo dos usuários. Inclusive o que a assessoria de comunicação regional dos Correios no Amazonas, justifica para essa situação constrangedora que ocorre na agência dos Correios em nossa cidade.

                A você leitor, desejamos uma boa leitura e reflexão. Até a próxima edição. Êxito!




Fevereiro/2013


Olá leitor (a):


                Parabenizamos a equipe que, com apenas 49 dias frente à administração do município de Atalaia do Norte, conseguiu a façanha em curto espaço de tempo realizar com êxito a XI Edição dos Jogos Três Fronteiras que reuni os municípios do Alto Solimões e países fronteiriços, em competições nas mais diversas modalidades desportivas.

                Evento que atrai turistas para conhecerem a cultura local através do esporte e, ao mesmo tempo gerando divisas nas cidades circunjacentes à Atalaia do Norte (sede do evento). Foram seis dias (de 18 a 23 de fevereiro) de pura adrenalina onde os torcedores tiveram a oportunidade de torcerem por seus times/atletas. O XI Jogos Três fronteiras culminou no dia 23 de fevereiro, quando se comemorou os 58 anos da pérola do javari’, com direito ao show da Banda Levada Louca na praça de alimentação da cidade, atraindo um público de aproximadamente 3.500 pessoas até às 5 da manhã. Momento de puro entretenimento. Detalhes do evento nesta edição.

                Dentre as entrelinhas relevantes da 42ª edição do JS, chamamos sua atenção para o artigo do Segundo-Tenente da Marinha, Fábio Luiz que discorre sobre a questão cultural no uso do colete salva-vidas e a superlotação em algumas embarcações em nossa região. Somos cientes de que não é fácil mudar um hábito da noite para o dia, como é o caso desse épico trabalho preventivo que a Marinha executa nos rincões hidrográficos do Alto Solimões, com o único objetivo, de que a Lei seja cumprida para preservar vidas. Confira a matéria.

                A você leitor, só nos resta desejar uma boa leitura. Sucesso!




Janeiro/2013
Olá leitor (a):

Juntos em mais um ano que se inicia para partilharmos os acontecimentos em nossa promissora região do Alto Solimões.

Passado o processo eleitoral onde prefeitos, vice-prefeitos, vereadores eleitos e empossados, a expectativa da população é de que cumpram as promessas de campanha em benefício de uma sociedade mais humana e igualitária.

Reflexos do Controle Interno na Gestão Pública: O controle interno é ferramenta indispensável à tranquilidade do administrador público. Nos regimes democráticos, os agentes políticos geralmente são pessoas com alto grau de talento para administrar, mas destituídos, na sua maioria, de conhecimento técnico. Por isso mesmo, dependem de servidores adequadamente preparados para o desempenho de suas tarefas normais e da execução de seu plano de governo.

“O maior desafio para um projeto de inclusão social é tentar melhorar as condições de vida dessas populações mais pobres. Isso não quer dizer só aumentar renda, pode ser também oferecer serviços de melhor qualidade.” (CORDEIRO)

Sabemos que a autoestima desse povo aguerrido do AS precisa urgentemente de injeção de ânimo, no que diz respeito a políticas públicas direcionadas ao bem-estar da população. Sobretudo nas áreas de infraestrutura, como a malha viária e saúde que há anos estão esquecidas pelo poder público estadual.

Vale ressaltar que os recursos próprios das prefeituras, sobretudo do interior do Amazonas para expansão da malha viária e manutenção dos logradouros, são insuficientes para que tais projetos obtenham êxito. Aí entra a contrapartida do Estado com recursos financeiros oriundos de arrecadação de impostos da sociedade.

Parece que foi ontem a eleição para o governo do Estado do Amazonas. Naquela ocasião, muitas promessas foram feitas por políticos que se candidataram ao cargo majoritário do estado (executivo). Sendo que um foi o vencedor, com uma vitória expressiva sobre o segundo candidato.


Lembramos bem quando o candidato vencedor, ainda candidato, no palanque dizia que Tabatinga seria um dos primeiros municípios visitados caso fosse eleito. Foi empossado e até agora nada! Talvez tenha esquecido de que ano que vem (2014) precisará de votos para eleger seu candidato (a). Pior, o asfalto prometido para malha viária de Tabatinga, segundo ele, seria prioridade! KD o asfalto? E o hospital que desde 2009 a população tabatinguense fica a mercê da promessa não cumprida? Faz-nos lembrar Fernando Pessoa, quando dizia que as palavras voam... É verdade!

Esperamos que os gestores, tanto do executivo, como do legislativo das cidades do AS em parceria com o CONALTOSOL, se fortaleçam no sentido de sensibilizarem o governo do Estado do Amazonas de que os munícipes dos nove municípios dessa região possuem título de eleitor. Além do mais, o voto é secreto.

A população do AS crê e acredita no potencial dos atuais gestores públicos. Espera-se que a partir deste início de 2013 o trabalho seja implementado de forma eficiente e eficaz, com a melhoria na infraestrutura das cidades, em todos os segmentos da administração pública responsáveis em gerenciar os recursos e aplicar dignamente nas benfeitorias em prol da população e dos turistas que transitam em nossa região do AS. Haja vista que os empresários há tempos dão sua parcela de contribuição, sendo os maiores geradores de emprego e renda no AS. Desde aqueles que produzem as hortas nos quintais das suas casas, ribeirinhos, comércio e grandes distribuidores.

Necessidade pública é toda aquela de interesse geral, satisfeita pelo processo do serviço público. Para Morselli, denomina-se necessidade pública “a que nasce da vida coletiva pública, quer direi; ordenada e disciplinada pelo Estado e pelas entidades a ele submetidas”. Boa leitura. Êxito! Até a próxima edição.


 
 


Dezembro/2012

Olá leitor (a):

É com imensa satisfação que vimos até você agradecer a companhia e as críticas  feitas no decorrer de mais um ano.
Críticas que nos deram suporte para refletirmos e, ao  mesmo tempo, nos fortalecer como forma de superação para exercemos com afinco o ofício da nossa missão: transformar informação em conhecimento, de forma transparente, imparcial e, acima de tudo, com ética.
Acreditamos no potencial intelectual das pessoas que vivem nessa região do Alto Solimões e países fronteiriços, gerando emprego e renda de maneira lícita. Inclusive aos profissionais que transitam nessa região dando sua parcela de contribuição, direta ou indiretamente, para o bemestar social da comunidade.
No mais, desejar a todos que nos acompanharam no decorrer deste ano de 2012, um Feliz Natal e que o ano vindouro seja de realizações.




Hombre de Corazón Verde



Novembro/2012
  

Olá leitor (a):
           
                    É com imensa satisfação que vimos, até você, partilhar mais uma honraria internacional recebida, desta vez, da Policía Nacional de ColombiaDepartamento de Policía Amazonas.
    Sentimo-nos envaidecidos pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe do JS. Sabemos que, tal mérito, se deve a você leitor(a), parceiros públicos e privados, patrocinadores, colaboradores e articulistas que confiam no ofício da nossa missão, transformar informação em conhecimento. Cremos que isso aumenta a credibilidade perante a opinião pública. Por este motivo, compartilhe conosco, a honraria recebida pelo JS, oferecida pela Policía Nacional, visto que você faz parte dessa homenagem.
                Não mensuramos esforços para trabalhar de forma ética, transparente e imparcial. Nossa responsabilidade aumenta, pois temos consciência de que somos apenas um elo de informação até você. O JS nasceu em uma região fronteiriça e temos orgulho em viver nessa região. Por esse motivo, estamos dando nossa parcela de contribuição, através da mídia escrita e eletrônica, na certeza de que a região do Alto Solimões e países fronteiriços caminhem para o pleno desenvolvimento. Mas, para que isso ocorra, não basta só o esforço dos empresários locais, que, por sinal, são os maiores geradores de emprego e renda nessa região.
                Acreditamos no potencial intelectual das pessoas que vivem em uma região onde começa o Brasil (Tabatinga) e, por isto, estamos aqui. Esperamos que os tecnocratas republicanos que vivem em Brasília e Manaus, e que dizem nos representar politicamente, olhem com carinho para nossa região do Alto Solimões, através de investimentos públicos, visando à melhoria da infraestrutura das cidades, possibilitando o desenvolvimento, com mais eficácia, para que os cidadãos possam viver de forma mais humanizada.
                Destacamos também, nesta edição, o companheiro articulista, professor Lizandro Barbosa da Silva, que, através de seus artigos publicados no período eleitoral deste ano, foi contemplado pela Universidade Federal do Amazonas para participar da XX Semana de Filosofia da UFAM, que se realizará em Manaus, de 10 a 14 de dezembro de 2012. Temos certeza de que a nossa região estará bem representada, pois ele é filho dessa terra, o que nos enche de orgulho.
                Em uma das corridas de fórmula I, o saudoso Ayrton Sena abriu o evento. As imagens do piloto correndo, numa prova dificílima, eram embaladas pela canção Simply the Best, de Tina Turner. O ensinamento que tiramos disso: é possível conseguir a vitória, mesmo quando ela parece impossível. Até a próxima edição. Boa leitura. Êxito.


  











 







A INFLUÊNCIA DA SNC&T NA TRIPLICE FRONTEIRA

Outubro/2012


Olá estimado (a) leitor (a):

         
                        A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorreu entre 15 e 21 de outubro. O tema principal foi: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. No Alto Solimões a UEA/TBT sediou o evento de 15 a 19 de outubro, lotando o auditório em todos os dias do evento, com palestrantes que se deslocaram de diversas cidades do Brasil e da Colômbia ,para difundir suas experiências com a comunidade que participou desse megaevento. Foram dias em que se pode observar, o envolvimento e interesse, sobretudo, da classe acadêmica do Alto Solimões que, deu sua contribuição ímpar, após cada palestra, nas mesas redondas, oficinas e minicuros que aconteciam concomitante  ao evento.

                Por isso, parabenizamos a iniciativa do prof MSc. Luiz Felipe Lacerda – UEA/TBT, Doutorando em Ciências Sociais, autor do projeto do evento local da SNC&T/CESTB/UEA. Ao mesmo tempo, destacamos a importância da FAPEAM – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas -, para que o evento obtivesse sucesso e, a toda equipe organizadora que foi incansável no cumprimento da missão.

                Importante ressaltar que eventos como esse, não só despertam o crescimento cultural, intelectual e cognitivo da sociedade onde está inserida, mas também, aquecem a economia local, contribuindo para o desenvolvimento da região.

                Portanto, que mais eventos culturais ocorram em nossa cidade e a sociedade se faça presente, para sermos multiplicadores e formadores de opinião. Com único intuito, de dar nossa parcela de contribuição para o crescimento dessa região e, que as futuras gerações,  tenham melhores condições de vida, de forma economicamente sustentável, na tentativa de erradicar a desigualdade social no meio onde estamos inseridos.

                Detalhes do evento local, da SNC&T/UEA/TBT, segue em anexo no informativo desta edição. Para quem desejar enriquecer seu acervo literário, a secretaria da UEA/TBT, estará disponibilizando o dvd na íntegra desse evento.

                “Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de ideias”, (Augusto Cury). Boa leitura. Até a próxima edição. Êxito!!!






Setembro/2012

 
Estimado (a) leitor (a):



 Está chegando a hora de você eleitor (a) exercer seu direito de cidadania e, no próximo dia 7 de outubro escolher o seu candidato ou candidata para administrar os rumos da sua cidade nos próximos quatro anos como seu representante no executivo e legislativo municipal.

Ainda há tempo de você mensurar aquele (a) candidato que realmente merece a sua credibilidade e confiança para conquistar o seu voto. Continue acompanhando as propostas e os planos de governo aos quais os candidatos se propõem para melhorar a qualidade de vida da cidade onde você vive, através dos comícios e reuniões. Socialize o seu pensamento e faça a sua análise crítica compartilhando com seus familiares, amigos de escola e pessoas que estão diretamente envolvidas nesse processo político.
Analise o que já foi feito para o progresso de sua cidade e o que ainda falta a ser feito no sentido de crescimento e desenvolvimento agregado a geração de emprego e renda. Não esqueça de avaliar como está a educação, saúde, infraestrutura, segurança, moradia... Lembre-se de que você é um elemento fundamental nesse processo político. Desejamos a você uma boa votação e, que o seu voto seja consciente. Boa leitura. Até a próxima edição. Êxito!  
 



Agosto/2012



Olá leitor (a):


Restam aproximadamente 40 dias para que exerçamos o nosso direito de cidadão (ã) em votar naquele(a) candidato(a) que irá nos representar tanto no executivo, como no legislativo da cidade em que

vivemos. Em mais uma edição o Jornal Solimões leva até você com exclusividade as propostas dos candidatos através dos comícios e reuniões realizadas nos quatro cantos da cidade de Tabatinga e, em alguns momentos, nas comunidades indígenas. Esperamos que no decorrer desses dias que restam, você eleitor(a) faça sua análise consciente de que realmente o candidato que você irá escolher para lhe representar no executivo e legislativo de sua região, será o melhor para o crescimento e desenvolvimento de sua cidade. Há tempo de você dialogar com seus colegas, familiares e, acima de tudo, ouvir e conversar com os políticos que querem conquistar o seu voto.

Participe desse processo democrático, onde você é o elemento fundamental para dar um novo rumo e ser mais um a contribuir para o desenvolvimento e crescimento da sua cidade, através da geração de emprego e renda de forma sustentável. Seja mais um(a) formador(a) de opinião, participando das reuniões e comícios que antecedem o pleito

do dia 07 de outubro. Temos que ter personalidade para não nos deixarmos ser influenciados por argumentos contrários a nossa decisão.

Por isso, o voto é livre e secreto, o que nos dá o direito de votar de forma segura. Tente conversar com aquelas pessoas de seu relacionamento que ainda acham que todo político é o mesmo, ou seja, prometem e quando assumem o poder não fazem nada. Mostre para as pessoas que pensam dessa maneira, que estamos vivendo novos tempos, pois levamos 29 anos para nos libertar e exercer o direito de cidadão em poder escolher de forma democrática e livre o nosso candidato. Participe!

Até a próxima edição. Êxito! Boa Leitura!




Julho/2012

Olá leitor (a):

        Em mais uma edição trazemos até você matérias /entrevistas /artigos para serem refletidos, pois, estamos vivendo momentos que antecedem mais um pleito eleitoral a qual todos os 5.564 munícipios da federação e, munícipes brasileiros, estão envolvidos politicamente de forma democrática e pacífica para eleger aquele(a) representante para o executivo e legislativo de sua cidade. Por isso, nas páginas desta edição, candidatos apresentam a você algumas de suas propostas como plano de governo.
              Já que estamos vivenciando um processo político, como sugestão, vale a pena refletir sobre o artigo do nosso maestro Lizandro Barbosa, quando discorre nas entrelinhas desta edição sobre o tema: Política: uma polis possível. Como ninguém, nosso articulista Lulu, relembra o maior acidente aéreo do Alto Solimões que, no último junho, completou 30 anos dessa tragédia.
                Também, nosso marechal e articulista Remy que, já lançou um livro de crônicas e, o segundo está na forma para lançamento, relembra em mais uma de suas crônicas no JS, sobre os 23 anos da morte do Maluco Beleza que, segundo ele, é o Pai do Rock Brasileiro. Vale a pena conferir! Paulão, grande geógrafo e articulista do nosso tablóide, sucesso total em compartilhar seus conhecimentos para nossa comunidade acadêmica que, acompanhou e transcreveu nas linhas do JS, a maior cheia já registrada na história dos rios do Amazonas. E dando sequência a esse fenômeno natural, fala sobre o recuo (processo da vazante) das águas e as evidências da dinâmica fluvial.
                Para você jovem, nesta edição não deixe de ler as Dicas de Língua Portuguesa, coluna do nosso mestre e revisor do JS, Prof Adriano, que vem desenvolvendo um trabalho ímpar em nossa região, compartilhando a docência para aqueles que almejam aprimorar seus conhecimentos e, oportunizando aulas, com disciplinas específicas em sua área de especialização em Tabatinga, evitando com que jovens se descolaquem para Manaus com intuito de aprimorar seus estudos para concorrerem a concursos públicos.
                O jovem articulista do JS, Vinícius Wallys, escreve nesta edição, sobre momentos de superação a qual nos submetemos enquanto seres humanos, como forma de elevar nossa autoestima.
                Por fim, nossa articulista internacional nº 1 da tríplice, como sempre, de forma esplêndida,  o qual nos reportamos a Pediatra Dra. Alcira Burgos P., colabora de forma positiva, com seus artigos para orientar as famílias preventivamente, através de temas direcionados aos niños.
                Esperamos que você leitor/eleitor, participe do processo de avaliação de escolha dos políticos que irão administrar sua cidade nos próximos quatro anos. Boa leitura. Êxito. Até a próxima edição!






Prezado(a) leitor (a):


UMA PAUSA PARA CELEBRARMOS NOSSO ANIVERSÁRIO!


Estamos vivendo e escrevendo o nosso nome na história dessa região fronteiriça, conforme relato de alguns desbravadores desta cidade (Tabatinga), de que até então, nunca um jornal impresso passou da 3ª edição, ou resistiu durante três meses de vida.
Somos sabedores das adversidades encontradas para manter vivo o JS. Nascemos na mídia escrita em junho de 2008, com o nome de Jornal Mesorregional Alto Solimões. Nessa época em que o racionamento de energia era frequente, fazíamos malabarismo para colocar a edição do mês em circulação, em consequência da falta de energia.
Tínhamos que estar bem informados com a fornecedora do serviço de energia para saber quais horários durante o dia, em que ia ocorrer o racionamento de energia para que pudéssemos trabalhar nesse período, na cidade de Leticia.
Atendendo a pedidos dos leitores em mudar o nome do Jornal Mesorregional Alto Solimões, que teve 12 meses de vida, fizemos uma enquete para saber qual nome iria substituir. Vários nomes foram apresentados e o nome escolhido por unanimidade foi JornalSolimões. Coincidentemente nasceu em junho de 2009, completando neste mês de junho de 2012, três anos de vida.
Lembramos que o Jornal Solimões é mensal e sempre fomos pontuais nessas publicações, ou seja, nunca deixamos de publicar uma edição referente ao mês subsequente.
Agora, presenteamos você leitor (a), graças à tecnologia que está ao nosso dispor, com o Jornal Solimões online, estando inteiramente ao seu dispor desde maio deste ano na web: www.solimoesjornal.blogspot.com.
Por tudo, viemos mais uma vez agradecer a você leitor (a) que é o nosso maior patrimônio, aos parceiros patrocinadores, às instituições públicas e privadas de Tabatinga, Leticia, Alto Solimões e Peru (Islandia), aos nossos articulistas e a nossa equipe de profissionais que trabalha com amor e dedicação, pensando sempre em manter você bem informado.
Cremos que as informações publicadas no JS farão com que você seja mais um(a) formador (a) de opinião e, transforme essas informações em conhecimento.
Agradecemos as críticas recebidas nesses três anos de vida, só assim, teremos a oportunidade de refletir e ir à busca do melhor serviço para você. Sinceros agradecimentos da equipe do JS pela credibilidade dada ao nosso trabalho.
A partir desta edição de aniversário até o pleito municipal de 07 de outubro de 2012, estaremos levando até você as propostas/projetos/planos de governos dos candidatos a prefeito (a), vice-prefeito (a) e vereadores (as) em que você irá votar. Além das publicações relevantes do Alto Solimões e região de tríplice fronteira, que já se tornaram familiares ao seu convívio.

Boa leitura. Até a próxima edição. Êxito!


 




Estimado (a) leitor (a):



Em mais uma edição destacamos o trabalho da equipe do JS em levar até você matérias e artigos que consideramos importantes para seu conhecimento, como a posse do Delegado da PF em TBT, Dr. Gustavo Pivoto. Também nessa matéria, as novidades tecnológicas e estruturais que essa respeitada instituição irá dispor visando melhorar o trabalho de investigação e acomodação dos profissionais que atuam nesta instituição em nossa região do Alto Solimões.

E por falar em segurança pública, também destacamos a matéria do 8º BPM/TBT, onde o Comandante, Major Everton, esmiúça as ações executadas nesses meses de abril e maio, inclusive, informando a população de mais uma ferramenta que já está em pleno funcionamento neste BPM, para dar subsídios à corporação que atua nessa região.

Lembrando a você leitor/eleitor, de que nesse mês de junho estaremos vivendo mais um momento democrático, que são as convenções partidárias que acontecerão em todos os 5.566 municípios do Brasil. Onde iremos escolher os pretensos candidatos (pré-candidatos) a prefeitos (as) e vereadores (as) e, a partir da convenção, com a homologação nominal pelo Partido daqueles (as) que tiveram seus nomes indicados, com consequente registro na Justiça Eleitoral, teríamos então, efetivamente CANDIDATOS, na plenitude de seu termo. Participe dando a sua contribuição através do seu voto, no político (a) em que você acredita que poderá contribuir para melhoria na qualidade de vida de sua cidade.

Boa leitura. Até a próxima edição. Êxito!





Estimado (a) leitor (a):


Mais um guerreiro de selva se despede da região, o ex-comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, General Fioravante que, com exclusividade a você leitor do JS, fala da sua experiência e crescimento como ser humano durante o período de dois anos em que viveu em uma região continental , a Amazônia. Detalhes da entrevista, nesta edição.

Aproveitamos a oportunidade para destacar o relevante trabalho que a Defesa Civil do Amazonas vem desenvolvendo em parceria com as prefeituras do interior do Estado, Coordenações Regionais e municipais da DC, com o intuito de amenizar a dor das famílias atingidas pelo fenômeno da cheia dos rios que assola nossa região. Ao mesmo tempo, parabenizar o trabalho de voluntários em arrecadar alimentos e, ceder local para acolher àqueles que mais necessitam.

Esperamos que os governos federal e estadual, deem uma resposta rápida, no que diz respeito à liberação de verbas (recursos/benefícios) aos munícipes, sobretudo do interior, onde a situação é crítica, como é o caso da nossa região do Alto Solimões.

E por falar em cheia dos rios em nossa região, vale lembrar de que estamos tratando de saúde, de vidas, de pessoas que necessitam, mais do que nunca, da atenção do Estado.

Com a Constituição de 1988, foi então promulgado o SUS, universal: a saúde como um direito para todos, não apenas para alguns.

A Campanha da Fraternidade 2012 surge dentro de uma perspectiva histórica de comprometimento da igreja com a questão da saúde e, particularmente neste ano, com a saúde pública, sobretudo o SUS, em termos de avaliação e de apoio para que esse sistema se implante efetivamente.

“O SUS é muito importante porque é a materialização de uma ideia de universalização da saúde pública e gratuita. Não se veem modelos assim, mesmo em países mais avançados, como os Estados Unidos, e que têm problemas muito mais sérios no seu sistema de saúde. O SUS é um conjunto de programas, é todo um sistema que deve ser apoiado e que deve ser certamente aprimorado”, Rubens Oliveira Duda, assessor técnico do Departamento de DSTs e Aids do Ministério da Saúde, Canápolis, MG.

Saúde é água, saúde é vida. A saúde como vida, não pode ser tratada como uma mercadoria, que se compra e vende. Saúde exige humanidade: a pessoa que procura e necessita do serviço público em saúde precisa ser tratada como gente, com respeito e dignidade.

Mas como cuidar da saúde de todos num país tão grande? São questões e afirmações que precisamos colocar neste ano em que a Conferência Nacional dos Bispos propõe “Que a saúde se difunda sobre a Terra” como lema da Campanha da Fraternidade.

Um dos objetivos principais é reforçar esse patrimônio da sociedade brasileira que é o SUS. Porque é um sistema universal, que é para todos, e ele concretiza aquilo que está na Constituição Brasileira, de que a saúde é um dever do Estado e direito de todos os cidadãos.

“Quer dizer, sabemos que fazer saúde e promover saúde não são simplesmente tratar do doente. É, talvez, mais ainda, prevenir as doenças. Daí a importância das igrejas, das comunidades, de todas as pastorais se envolverem nessa campanha para que ela de fato seja aproveitadora de saúde, para que a população tenha acesso à saúde quando precisa, e sobretudo para que possa ter uma vida saudável”, José Bernardo, frei capuchinho, Secretário Executivo da Pastoral da Aids. Participe. Boa leitura. Até a próxima edição. Êxito!








Estimado (a) leitor (a):



Em mais uma edição levamos ao seu conhecimento profissionais que escreveram seus nomes na história dessa região de tríplice fronteira. Agora se despedem com orgulho de terem contribuído e, o dever de missão cumprida no período em que desenvolveram suas atribuições com afinco, ética e disciplina, em prol do nosso povo. Estamos falando do ex-Vice-Cônsul do Brasil em Letícia, Dr. José Correa da Silva Acioli, que exerceu com diplomacia suas prerrogativas, sem distinção de crença, raça, religião, cultura e poder aquisitivo. Visando sempre as soluções em prol do povo dessa fronteira, de forma pragmática, sendo o elo de intercâmbio entre Brasil, Colômbia e Peru. Outra personalidade que se despediu da nossa região, foi a Meritíssima Dra. Kathleen dos Santos Anjos, ex-Juíza da Comarca de Tabatinga. Cumpriu rigorosamente o ofício da profissão, respeitando os preceitos da Constituição Federal. Vale ressaltar que, no período em que foi diretora da Comarca de Tabatinga, teve a façanha de instituir o tribunal do júri (2010), proeza que não acontecia há dez anos, antes da sua gestão, além da excelente parceria com os órgãos oficiais da tríplice fronteira. Para ambos, Dr. Acioli, que irá cumprir sua missão no Japão e Dra. Kathleen, que irá desenvolver suas atribuições em Manaus, sucesso nesse novo desafio em prol do bem-estar da nossa sociedade. Detalhes da matéria nesta edição.

Temos a honra em apresentar nosso novo articulista, Luiz Ataíde (LULU), nascido e criado no Alto Solimões (Tabatinga), acervo vivo que, como ninguém, conhece a história dessa região. A partir desta edição vem delineando a historicidade da mesorregião sobre os 114 anos do município de Benjamin Constant. A você leitor que é amante da leitura, “ou não”, esperamos que seja mais uma opção, dentre nossos articulistas, que irá contribuir para o nosso crescimento cognitivo e intelectual. O lendário LULU está com um livro na forma para ser publicado, mas, para que isso ocorra, precisa de patrocínio. A você leitor que, queira contribuir para o lançamento do livro, entre em contato com ele.

Só pra lembrar de que o Rio+20 põe o Brasil no centro do debate mundial sobre o desenvolvimento sustentável. Conferência que começa em 13 de junho decidirá, entre outros temas, o formato e o papel central de uma entidade global dedicada ao meio ambiente. “O verdadeiro debate é como tirar gente da pobreza em países em desenvolvimento e assegurar vida de classe média para muitos indivíduos emergentes, que querem consumir. Isso importa bem mais que assegurar recursos naturais para país rico, motivo básico que levou os europeus a defenderem a criação de uma organização mundial do meio ambiente”, diz o embaixador André Aranha Correa do Lago, negociador-chefe do Brasil no Rio+20. 2012, vinte anos depois, as convenções assinadas em 1992 ainda orientam os negociadores. Entram na pauta ainda as metas firmadas por uma série de acordos paralelos, fruto das convenções. Um exemplo é o protocolo de Kyoto. O desafio, agora, é a busca de mecanismos que promovam resultados concretos em curto espaço de tempo.

Novos índices medidores de progresso, além do PIB, poderão apoiar a economia verde. TEMAS CENTRAIS: Economia Verde para o Combate da Pobreza e Novos Modelos de Governança. Fiquemos atentos. Boa leitura. Até a próxima edição. Êxito!






Um comentário:

  1. Companheiro Sílvio, já vi que você não apenas fundou um bom jornal,mas seu ímpeto o melhorou e fez este jornal transpor esta tríplice fronteira, agora viajamos pelo mundo. Parabéns !!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!!