ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dra. Kathleen dos Santos Gomes, fala sobre a interdição do Fórum Desembargador Walmir Boná em Tabatinga e da sua gratidão ao povo dessa cidade

Em entrevista exclusiva ao Jornal Solimões, no dia 06 de março, a diretora do Fórum de Justiça Titular da 18ª Vara Cível da Comarca de Manaus, respondendo cumulativamente pela 1ª e 2ª Vara da Comarca de Tabatinga, Dra. Kathleen dos Santos Gomes, explica o porquê da interdição do Fórum de Justiça de Tabatinga.

JS: Qual motivo da interdição do Fórum em Tabatinga?

Dra.: Cheguei na Comarca de Tabatinga, em setembro de 2009 e, já na diretoria do Fórum, verifiquei alguns problemas de instalações na parte interna do prédio, como goteiras e infiltrações. Desde então, oficiamos ao presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Desembargador João Simões. Em seguida, vieram alguns “profissionais” para fazer os devidos reparos no prédio. Mas não fizeram nada. Aí, com o passar do tempo, as telhas foram se quebrando, devido às torrenciais chuvas e as infiltrações iam aparecendo por toda parte do prédio, atingindo a parte elétrica do Fórum, causando estouro nas lâmpadas, correndo risco de incêndio.

JS: Que providência a Sra. tomou?

Viajei a Manaus, falei pessoalmente com o presidente, mas ainda o prédio não se encontrava em situação calamitosa. Liberou uma verba de R$8.000,00 para que fosse feito os devidos reparos. Para nossa segurança, solicitei a Defesa Civil que fizesse uma avaliação técnica das condições em que se encontravam as instalações do prédio. O Fórum encontrava-se em situação calamitosa em fevereiro de 2012, inclusive sem atendimento ao público. O laudo expedido pela DC condenou as instalações do prédio. Não me opus, porque para o judiciário, o interesse maior é a segurança da população e dos funcionários. O forro estava cedendo, as instalações elétricas todas comprometidas, etc. O presidente ciente da interdição, foi eficaz e determinou que, por medida de urgência, através dos tramites legais, uma empresa local iniciasse as devidas reformas com o acompanhamento da DC.

JS: Onde está sendo feito o atendimento ao público?

Eu e os funcionários tivemos a ideia de transferir as duas Varas, para as casas oficiais, situadas na rua ... s/nº , bairro São Francisco. Toda estrutura está funcionando temporariamente nesse endereço.

JS: E o horário para atendimento ao público?

Estamos trabalhando em conjunto com o Tribunal de Justiça e, por consequência disso, o horário de atendimento ao público será de 8 às 15h diariamente, sendo que a distribuição, até às 16h.

JS: Tendo em vista o seu retorno profissional a Manaus, que mensagem ao povo tabatinguense?

Agradeço o reconhecimento por parte da população ao árduo trabalho que desempenhei no decorrer desse período que, por sinal, com muita dedicação e foi de coração. Que o povo também seja cortês, da mesma forma que foi comigo, com o colega que irá me substituir.

A juíza finalizou a entrevista fazendo um relato pregresso das suas atividades profissionais no período em que atuou na Comarca de Tabatinga, dizendo o seguinte: “Após a minha chega a TBT aumentou o número de procedimentos, ajudamos muita gente, seja na esfera do juizado especial, criminal, cível e família. Acredito que na área da família batemos o recorde, onde regularizamos todos os atos dessa área. Regularizamos quase todos os atos dos procedimentos de juizado, tanto criminais como cíveis. Diminuímos consideravelmente o número de processos. Além dessas atividades, tive um trabalho extrajudicial, de acompanhamento na Delegacia de Policia Civil, ou seja, coisas que não aconteciam antes da minha chegada. Melhoramos o atendimento ao público nas varas, através dos nossos profissionais. Fizemos palestras abordando vários temas. Fiz denúncias junto às autoridades da Colômbia. Que eu saiba, não houve nenhum juiz que desenvolveu um trabalho em conjunto com a policia colombiana. Outro trabalho de parceria que obteve êxito na Colômbia, foi com as comissárias de menores, com o Bienestar Familiar, inclusive palestras feitas com a Fiscalía e a CTI, fazendo denúncias a respeito das nossas crianças e adolescentes. Vale ressaltar que só eu, que fiz ofício e, conseguimos tirar adolescentes que dançavam nas boates noturnas, tanto em Tabatinga como em Letícia, porque as danças particulares continuam. Tivemos avanço nas ações civis, como por exemplo, no que diz respeito à energia elétrica como os apagões absurdos que ocorriam com frequência em Tabatinga, isso não existem mais.

Tenho a sensação de dever cumprido, trabalhei com amor e vi serviços prestados à população que tiveram resultados. Estou deixando Tabatinga com o coração na mão rsrsr, porque foi à cidade que me acolheu e, aprendi a gostar. Não vim pela minha escolha, ordenaram-me a vir cumprir essa missão contra a minha vontade. Aí percebi que foi a melhor coisa que eles fizeram, se toda punição fosse desse jeito rsrsrs, seria muito bom. Tabatinga é uma cidade ótima para qualquer juiz trabalhar, as pessoas são maravilhosas e, eu só tenho a agradecer o carinho de todos!

Entrevista: Silvio Brasil de Lima Endereço eletrônico: brasil_am@hotmail.com

Foto: Fernando




Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!!