ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Superintendente Regional de Polícia Federal no Estado do Amazonas, Dr. Sérgio Lúcio Mar dos Santos Fontes, empossa o Delegado de Polícia Federal Dr. Gustavo Henrique Pivoto João, no cargo de Chefe da DPF/TBT/AM.

No último 8 de maio, no auditório do IFAM/TBT, ocorreu a solenidade de posse do Delegado da PF Dr. Gustavo Pivoto, como Chefe da DPF/TBT/AM. Estiveram presentes o Superintendente de PF/AM, Dr. Sérgio Lúcio; o Chefe de Apreensão e Entorpecentes da PF/AM, Dr. Alexandre, dentre outras autoridades vindas de Brasília, Manaus, Letícia e sociedade civil do Alto Solimões e tríplice fronteira. A seguir, detalhes das entrevistas.

“O Delegado Gustavo vai imprimir o seu ritmo pessoal, porque é um profissional competente e já conhece essa região do Alto Solimões, tendo em vista que já atua nessa área aproximadamente três anos”, salientou o Superintendente da PF/AM, Dr. Sérgio Lúcio.

Informou que o atual Chefe da PF/TBT vai poder contar com uma nova estrutura, novas lanchas, novas viaturas, com um efetivo ampliado através da formatura na academia da PF de novos profissionais que irão atuar nessa região, tendo a certeza de que realizará um excelente trabalho com uma melhor estrutura.

Com exclusividade ao JS, o Superintendente revelou que até o fim do semestre deste ano, a PF terá mais um subsídio para suas operações que, será o VANT – Veículo Aéreo Não Tripulável – de fabricação israelense com capacidade de voar 34 horas sem parar, com os mais modernos equipamentos de levantamento de inteligência. Disse que a PF, através dessa nova tecnologia, terá grandes possibilidades de aumentar o espectro de atuação na região e, consequentemente, se reverterá em apreensões e prisões de quem tentar cometer crimes que competem à atribuição da PF.
 
“Vivemos em uma região difícil, como toda região de fronteira que convive com crimes transnacionais, com pessoas vindo ao Brasil cometendo crimes e voltando para Colômbia e Peru. Como Também brasileiros cometendo crimes e retornando a nossa cidade. Precisamos nos manter dentro da legalidade. Todo Alto Solimões precisa ter paz, para que as pessoas possam gozar do fruto do seu trabalho, isso requer responsabilidade, as pessoas têm que confiar nas Forças Armadas, na Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Militar, Polícia Civil, etc., e colaborar. A segurança pública é um dever do estado, mas todos têm que colaborar sob pena de não conseguirmos vencer as difíceis demandas e desafios que o crime, principalmente, o transnacional que ocorre e desenvolve nessa região”, ponderou Dr. Sérgio Lúcio.

Aos jovens e pessoas que enveredam pelo lado ilícito, o Superintendente declarou que tem aproximadamente 20 anos de polícia e não viu um criminoso que seja efetivamente feliz. “Esse criminoso pode ser até bem sucedido durante um determinado tempo, mas em algum momento será alcançado pela Lei, ou será alcançado pelos seus comparsas/adversários, enfim, é uma vida terrível”, assinalou. “Ficaria muito contente vendo a juventude se dedicando aos estudos e ingressando na PF, pois, não tenho conhecimento ainda, de um policial federal vindo da região do Alto Solimões; isso é questão de tempo. Sou amazonense, da cidade de Manaus e gostaria muito de ver meus concidadãos amazonenses do Alto Solimões participando e tendo oportunidade e, essas oportunidades, não virão através do mundo da droga e do crime, isso eu tenho certeza e posso assegurar com todos esses meus anos de polícia”, completou.

“Pedimos a toda população do Amazonas que apoiem a PF e, à administração do Dr. Gustavo Pivoto, é um jovem policial bem intencionado, com conhecimento jurídico relevante, trouxe sua família para Tabatinga e vive nessa cidade e, aqui realiza sus atividades profissionais. Esperamos poder contar com todo apoio dessa população ordeira e trabalhadora do Alto Solimões”, finalizou o Superintendente da Polícia Federal do Amazonas, Dr. Sérgio Lúcio. 

Para o ex-Chefe da PF em TBT e atual Chefe de Apreensão e Entorpecentes da PF/AM, Dr. Alexandre, disse que o Dr. Gustavo, “desde a minha caminhada como Delegado da PF/TBT, ajudou-me de forma extremamente positiva nos três anos em que atuei nessa cidade. Acredito que dará continuidade ao trabalho, pelo excelente potencial e dedicação ao ofício da função que exerce. Certamente fará as mudanças que achar necessário no sentido de evoluir a PF em Tabatinga no que diz respeito a repressão ao tráfico de drogas, oportunizando um futuro promissor para as novas gerações e sociedade do Alto Solimões”, afirmou ele.

Esclareceu que a PF não é um órgão isolado, mas sim, atua pela sociedade e para sociedade, necessitando do total apoio dos cidadãos da nossa região no sentido de denunciarem as coisas ilícitas que ocorrem, através de telefonemas, denúncias, etc. Enfatizou que a função institucional da PF é proteger a sociedade. “Temos inteira confiança e respeito aos cidadãos do Alto Solimões”, declarou Dr. Alexandre.

“Agradecemos o excelente trabalho da equipe do Jornal Solimões em divulgar nossas atividades nessa região para o Brasil e outros países, visto que, o JS já está na internet. Gostaria de ressaltar, de que trabalhamos pela honra da Polícia Federal e dos policiais que se foram e para proteger a sociedade, saibam disso!”, arrematou o Chefe de Apreensão e Entorpecentes da PF/AM, Dr. Alexandre. 
 
 Perguntado sobre o que mudará como Chefe da DPF/TBT/AM, Dr. Gustavo Pivoto disse o seguinte: “Não é o momento para falarmos em mudanças, na verdade daremos continuidade ao excelente trabalho executado pelo Dr. Alexandre. Compartilhávamos das mesmas ideias e o apoiava, inclusive, sendo o substituto dele. Mudanças sim ocorreram para melhor, no sentido de implementarmos o que a gente pode nessa nova gestão. Mas a palavra de ordem é dar continuidade ao bom serviço, a essa parceria que a PF tem com as instituições do Alto Solimões e sociedade”.

Ponderou que o DPF olha com bons olhos para a região do Alto Solimões, “sobretudo para nossa DPF/TBT. Certamente iremos aumentar o nosso efetivo na cidade de Tabatinga, através de concurso público nas mais diversas áreas de atuação. Inclusive com o aumento de policiais federais que serão lotados em nossa delegacia. Além disso, existe um projeto que já está em andamento, de que este ano se inicia a obra da nova DPF nessa cidade. Será uma delegacia com 2 andares, moderna e tecnologia de ponta, à altura do serviço a ser executado nessa região do País”, diz. “Além do prédio que será construído da nova sede da DPF/TBT, teremos também, a construção de apartamentos habitacionais para nossos servidores, o que fará com que otimizaremos custos para nossos servidores, com moradias dignas, confortáveis e seguras”, afirmou Dr. Gustavo.

“Certamente a sociedade da nossa região pode ser os olhos da PF onde ela não está. Então, o cidadão que vê na sua rua, bairro, vizinho, etc., uma boca de fumo, entrada ou saída de pessoas armadas, pontos de vendas de gasolina ilegal, ou seja, algo de errado, pode comunicar a Polícia Federal através dos telefones: (97) 3412-2180 e 3412-3925, nos comunicando desse fato ilícito para que possamos atuar de maneira mais enérgica, rápida e objetiva. Otimizando assim, qualquer investigação, pois o cidadão está dando o serviço para a PF e, é nosso dever cumprir com o serviço para tornar nossa cidade melhor, ou seja, o cidadão é parceiro da Polícia Federal”, certificou o Delegado.

“Sou uma pessoa que estudei em instituições de ensino público e, estou onde cheguei, graças a minha família. Antes de tudo, a célula primordial para qualquer sociedade que queira ter êxito, é a família. A família tem que orientar os jovens a seguir o caminho do bem. Em contrapartida, o jovem tem que estudar, praticar esportes, ter amizades saudáveis, etc. Tabatinga possui um leque irrestrito de possibilidades, quanto mais o jovem estiver preparado intelectualmente, certamente terá mais chances de ser inserido no mercado de trabalho. Usar drogas e se relacionar com pessoas erradas, é se aproximar da morte!”, alertou o Chefe da Delegacia de Policia Federal de Tabatinga.

“O Jornal Solimões é um parceiro da instituição da PF/TBT e, estamos de portas abertas para atender esse povo aguerrido do Alto Solimões. Contem conosco!”, concluiu Dr. Gustavo Pivoto. 

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!!