ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Major Everton Cruz, Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar no Alto Solimões, presta contas com a população tabatinguense sobre as ações da PM na cidade

Entrevista: Silvio Brasil de Lima
Endereço eletrônico: brasil_am@hotmail.com

Fotos: Setor de Comunicação do 8º BPM/TBT
Arte: Carlos Gossel


“Em janeiro de 2012, o prédio do Fórum de Tabatinga foi interditado pela DC para reforma. Foi removido parte dos materiais que se encontravam lá, para a residência do Juiz, dando continuidade ao trabalho da Justiça. Mas em momento algum, tivemos conhecimento de que o referido prédio que iria entrar em reforma, havia objetos de valores. Por consequência, o policiamento que estava sendo realizado no prédio do Fórum, foi transferido juntamente com os materiais para o local aonde está sendo realizado as audiências, atendimento ao público, etc. Para nossa surpresa, em meados de abril, fomos informados de que ocorreu um furto no prédio interditado, onde foi levado alguns objetos, inclusive armas. De imediato tomamos conhecimento desse fato e acionamos todas as viaturas da área de serviço e conseguimos capturar o infrator denominado Rivore Guimarães Santana, 24 anos, sendo apresentado a justiça por esse furto. Gostaria de ressaltar, que os furtos realizados no Fórum, foram só na 2ª Vara, porque o responsável pela 1ª Vara teve o cuidado de retirar todos os objetos de valores, como armas, materiais de processos, etc., ou seja, não teve nenhum problema na 1ª Vara. Vale ressaltar que o problema só foi na 2ª Vara. Não sabemos porque o responsável da 2ª Vara não teve o mesmo cuidado como o da 1ª Vara. Depois desse 1º furto, pensávamos que o responsável pela 2ª Vara fosse tomar o devido cuidado para retirar os objetos de valores, visto que o prédio está em obras. Fomos surpresos novamente de que entraram no Fórum e retiraram alguns objetos de valores. Mais uma vez a PM foi acionada e tivemos êxito em capturar Edson Carvalho Dias Aguiar “banana” (vulgo La Morte – 30 anos) e Jhones Antônio Guimarães Nogueira (vulgo Japão – 19 anos) e os três, hoje encontram-se recolhidos no presídio. Como não houve uma ação imediata da pessoa responsável pela 2ª Vara, entramos em contato com o Juiz e colocamos um policiamento permanente. O prefeito municipal de Tabatinga, sabendo do ocorrido e querendo colaborar com a justiça, designou dois vigias para permanecer no Fórum, onde encontra-se em reforma e, os policiais atuando no local de atendimento ao público, que é na residência dos Juzises ”, esclareceu o Comandante do 8º BPM, Major Everton Cruz.

Com relação aos mandatos cumpridos, o Comandante informou que desde a chegada do Dr. Flávio (Juiz), ele se preocupou em recolher ao xadrez Francisca Arévalo Moreno (vulga Louca), por tráfico de drogas e Hitley Saquirai Fuancho (vulgo Jhon – 37 anos) por estrupo, ambos estão com processo em andamento no Fórum. “De tal forma que estamos dando sequência ao cumprimento de mandatos. No mês de março foram cumpridos nove mandatos de prisão. Já no mês de abril a Francisca/Louca (tráfico de drogas) e Hitley/Jhon que, além do estrupo, também por assalto e outras infrações”, descreveu o Major.

Contou que a PM dificilmente consegue identificar o infrator pelo nome, porque geralmente os infratores são conhecidos pelos alcunhas, segundo ele, dessa forma fica difícil em saber quem é realmente a pessoa procurada para o cumprimento de mandatos, além do que, raramente existe fotos dos infratores.

Pirataria

Jimmy Reinaldo Orrego
No que diz respeito às apreensões de CDs e Gasolina, Everton Cruz relatou que essas apreensões foram realizadas pela equipe do ESFRON que está na cidade de Tabatinga atrelada ao Sistema de Segurança Pública do 8º BPM/TBT. Recordou que essa apreensão aconteceu nas imediações da beira do porto de TBT, sendo apreendidos 440 litros de combustível e vários CDs piratas que são contrabandeados por pessoas que vêm de Santa Rosa (Peru) para comercializar vários objetos na cidade de Tabatinga. “Sabemos que aquela área do porto é predominantemente habitada por peruanos que comercializam ilegalmente vários objetos, inclusive, perfumes misturados com água, remédios que não sabemos a origem, etc. Isso é uma prática ilegal. O correto seria passar pela Receita Federal, para ser comercializado legalmente. Na realidade, esse contrabando se prolifera naquela região (porto), onde já temos conhecimento, mas devido uma integração mais forte hoje, o ESFRON é o responsável para atuar nessa área fronteiriça ao combate de materiais clandestino que entram em nosso país”, esclareceu.

Em mais uma investida e, contando com a colaboração da sociedade tabatinguense, a PM tirou de circulação mais um traficante, nome do traficante, conforme delineia o Major: “Um adolescente foi verificado por seus familiares que esta com comportamento diferente, pupila dos olhos dilatados, etc. A partir daí, começaram a seguir o adolescente e verificaram que ele estava utilizando entorpecente, ou seja, passou a ser usuário. Essa dependência estava causando transtorno em sua residência. Os familiares acionaram a PM e, consequentemente seguiram o adolescente, descobrindo aonde ele estava comprando a droga. Imediatamente a PM atuou e prendeu em flagrante o infrator que, na realidade essa boca de fumo, não é dele, e sim de um parente que o deixou tomando conta. Conduzimos o infrator para ser autuado em flagrante. O próprio infrator informou que esta vendendo, como o adolescente (usuário) informou que estava comprando e, que não era a primeira vez que estava comprando”. “De modo geral, para às famílias que estão passando por essa situação, contem conosco, pois o trabalho das Polícias que estão em nossa região se torna mais eficaz quando existe a parceria da sociedade. Reitero de que toda vez que existe integração entre sociedade e polícia, conseguimos obter os êxitos, que são as prisões dos infratores, daqueles que causam mau aos seus familiares, parentes, amigos, etc. Conclamo que a sociedade tabatinguense se integre ao sistema de segurança pública no combate a criminalidade. Não quero dizer que a sociedade vai fazer serviço policial, mas sim, ser parceiro (a) da polícia através das denuncias, para que possamos ter uma cidade mais segura”, clamou o Comandante.

Aliciador

Outro caso onde a PM obteve êxito, diz respeito a um aliciador, conforme relata o Major: “Mais uma vez podemos dizer que a PM obteve êxito através do 190 (CIOPS) de uma solicitação oriunda do bairro D. Pedro, onde um pai informou que sua filha de apenas 9 anos de idade estava sendo aliciada por um cidadão de 48 anos de idade. Constatamos o fato, sendo comprovado e, conduzimos o aliciador até a Delegacia Especializada de Crime Contra a Criança e Adolescente. Consequentemente o individuo foi conduzido para penitenciária, graças a parceria da sociedade”.

Tentativa de Homicídio

“No dia 13/05/2012 (domingo), na madrugada de 2ª feira por volta das 3 da manhã, Leonardo Peres (vugo Macho), de 18 anos de idade efetuou disparo com arma de fogo contra um militar do exército por nome de Bruno de Melo Menezes, de 22 anos de idade. O fato ocorreu em frente a boate Scandalo’s. Após efetuar o disparo, haviam 3 policiais militares que estavam de folga e, estavam no local, dando voz de prisão ao infrator, sendo que o infrator revidou atirando contra os policiais e, como resposta, os policiais efetuaram o disparo contra o mesmo, totalizando 3 disparos. Graças à ação imediata dos policiais, conseguimos evitar um homicídio e prender esse homicida”.


CIOPS

“Outro fato em destaque neste mês de maio, foi à instalação de um sistema de internet IVOX, onde podemos nos comunicar entre os municípios e com a capital (Manaus) em questões de segundos. É um sistema de internet via satélite, onde podemos registrar e consultar pessoas com mandatos de prisão em aberto, veículos roubados e alienados, veículos com mandatos de busca através do sistema da INFOSEG/INFOPOL, etc.”


Alerta sobre sequestro relâmpago

“Até hoje, não tivemos nenhum sequestro relâmpago. Isso é um procedimento em que muitos presidiários realizam tentando extorquir dinheiro de famílias para obter vantagem. ‘Nosso conselho é: toda vez que um cidadão receber uma ligação de um ente querido dizendo que foi sequestrado esse ente, verifique primeiro se o seu ente se encontra no local de trabalho, onde estuda, onde frequenta, etc., para comprovar se a pessoa realmente foi sequestrada’. Tivemos um caso onde os familiares suspeitavam do sequestro e já iam fazer o depósito em uma conta bancária que foi dada pelo suposto sequestro relâmpago. Foi verificado que a suposta pessoa sequestrada estava trabalhando normalmente. Procurem certificar-se primeiro do fato, pois esse tipo de golpe está ocorrendo em todo o Brasil, caso seja verdade, ligue imediatamente para polícia”.

Resenha do 8º BPM referente ao mês de abril de 2012.

“Tivemos 148 registros de ocorrências atendidas pela PM. Dentre essas ocorrências, tivemos 4 homicídios na cidade de TBT, mas em contrapartida, tivemos 97 pessoas presas, todas conduzidas para delegacia, sendo: 82 pessoas de maior idade e 15 pessoas de menor idade; quer dizer, nós bem ou mal, estamos tentando amenizar o problema de segurança pública em TBT. Dessas 148 ocorrências atendidas, 58 foi atendimento ao público, como por exemplo, levar uma pessoa ao hospital, socorrer alguém que está na rua com dificuldades, então, a PM não só faz o atendimento de ocorrências entre brigas de marido-mulher, agressão, etc. Atendemos também as pessoas que estão passando mal, com dificuldade de pegar uma locomoção, etc. As 97 pessoas que foram presas, mostra uma situação preocupante, demonstra que as pessoas estão achando que o crime compensa e, na realidade não compensa. Fica o nosso apelo e pedido para que os pais, principalmente dos adolescentes que foram conduzidos para delegacia, tenham mais atenção com seus filhos, verifiquem o que eles estão fazendo, com quem andam, o horário, se o comportamento está diferente do que o habitual, verifiquem se as pupilas dos olhos estão dilatadas, são algumas características que os pais têm que se preocupar com seus filhos, para que amanhã, não se torem marginais”, alertou o Comandante.


Veículos recuperados

“Contamos com uma equipe que é a Força Tática, composta por quatro policiais que realizam patrulhamento constante na cidade, verificando placas de veículos de outros municípios, bem como cumprimentos de mandatos judiciais, realizando operações de grande periculosidade. Em um desses patrulhamentos realizado dia 09/05/2012, nas imediações do mercado municipal, verificaram um veículo Montana (cor prata) estacionado, registraram a placa e em seguida foram até o DETRAM/TBT. Foi constatado que esse veículo havia sido roubado no município de Manacapuru. Como não havia responsável naquele momento pelo veículo, o mesmo foi recolhido ao Quartel da PM para os procedimentos legais. Apreendemos também, um veículo Fiat Palio, alienado, com mandato de busca e apreensão. Comunicamos ao Fórum para tomar as devidas providências”.

PROERD


Sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Everton Cruz lembrou que a aula inaugural deste ano foi no dia 11/05/2012, no auditório da UEA/TBT que teve a participação da comunidade tabatinguense. Lembrou que esse Programa é realizado pela Polícia Militar de TBT, em conjunto com a rede pública estadual. “No ano de 2011, mobilizamos cerca de 5.000 pessoas na formatura que aconteceu no Colégio GM3. É uma demonstração de que esse Programa realizado pela PM, obteve relevante aceitação pela sociedade de Tabatinga. Participem!”.


Finalizou a entrevista agradecendo ao Jornal Solimões pelo espaço concedido, afirmando que a PM está pronta para servir e proteger a sociedade a qualquer momento que for necessário.


Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!!