ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereadora Nenê




   

 

Vereadora Nenê agradece a confiança da população de Tabatinga para mais quatro anos de trabalho no Legislativo

A você eleitor que me confiou mais uma vez o seu voto no último sete de outubro para consagrar minha reeleição, venho respeitosamente agradecer  pelo apoio, e dizer que a nossa luta por uma Tabatinga mais humana continua. Estou à inteira disposição como sua representante no legislativo dessa cidade. Estendo meus sinceros agradecimentos a minha família, a toda equipe que se empenhou diuturnamente em levar nossa proposta aos rincões dessa cidade. Tenham certeza, de que nosso desafio é imensurável em apresentar projetos visando o desenvolvimento de Tabatinga e a melhoria das condições de qualidade de vida da nossa população, agregado a geração de emprego e renda aos nossos munícipes. Muito obrigada!!!



                Vereadora Nenê

 

 

Vereadora Ir. Nenê fala das atividades exercidas no legislativo de Tabatinga, período de seu mandato eletivo como vereadora mais votada no último pleito e pede outra oportunidade



Após três anos e meio exercendo o mandato de vereadora, Ir. Nenê relembra que foi a mais votada na última eleição municipal que ocorreu em 2008. Afirma que desde que assumiu o mandato, vem honrando o voto de todos os cidadãos que a credenciaram para representa-los no legislativo dessa cidade. “Gostaria de destacar alguns projetos de minha autoria em benefício do povo de Tabatinga, do Alto Solimões e daquelas pessoas que nos visitam, tais como: 'a instalação do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC); implantação do sistema de câmeras de segurança em locais específicos, como na Avenida da Amizade, a fim de coibir e minimizar a situação da criminalidade na tríplice fronteira; encaminhei projeto Fundação Pestalozzi que se trata de uma entidade, sem fins lucrativos, que ao longo dos tempos vem realizando em todo o Brasil, trabalho direcionado para as pessoas que necessitam de cuidados especiais, como acompanhamento médico, odontológico, psicopedagógico e de reabilitação, projeto este que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Ação Social de Tabatinga”, descreveu.
Outro ponto fundamental segundo Ir. Nenê,  ocorreu em 2010, quando assumiu a Secretaria Municipal de Turismo, visando o desenvolvimento do turismo local, realizou diversas ações, como descreve a seguir: II Fórum de Turismo do Alto Solimões em parceria com o Banco Mundial, Ministério do Turismo e AMAZONASTUR, com o objetivo de viabilizar os projetos de integração do turismo na tríplice fronteira; construção do 1º Ponto Turístico Comercial da Fronteira para atender famílias que trabalham com artesanatos em geral e café regional, bem como levar ao turista informações sobre roteiros turísticos, hotéis, restaurantes, agências de viagens e turismo, eventos ligados a cultura e a arte, dados históricos e atuais da cidade, etc. “Mantive reuniões junto a Secretaria de Turismo na cidade de Leticia – Colômbia – e, com os Guias de Turismo em Tabatinga”, disse.
A vereadora lembra que, em diversas ocasiões manteve/participou em parceria com a AMAZONASTUR em Manaus de reuniões onde foram realizados cadastramento com proprietários de hotéis, bares, restaurantes, etc. “O intuito dessas reuniões foi de unir e priorizar de uma forma integrada e efetiva de cadastramento para os prestadores de serviços. Aproveitei a oportunidade que estava em Manaus para solicitar ao CETAM/MAO a concessão de cursos para atender as demandas do município de Tabatinga”. De acordo com Nenê, em parceria com a Secretaria Municipal e Estadual de Leticia e Peru, realizaram o desfile do Dia Mundial do Turismo, “fato inédito ocorrido na tríplice fronteira”, destacou.
Questionada sobre a doação de um terreno no bairro Vila Verde para Associação dos Indígenas da etnia Kokama (AMIKCT), a legisladora considera relevante a importância desse espaço para geração de emprego e renda, para que os comunitários dessa Associação possam de uma vez por todas desenvolver suas atividades culturais, como artesanato, piscicultura, festas tradicionais, resgate da sua identidade cultural, etc.
“Como legisladora do povo e atendendo a demanda das pessoas que me procuraram em meu gabinete, requeri Projeto de Lei que, posteriormente foi aprovado, em que foi instituído o Dia da Bíblia no município de Tabatinga, sendo comemorado no segundo domingo de dezembro, para que a sociedade tabatinguense possa ter em seu calendário uma grande comemoração cristã”, contou Nenê.
Lembrou do momento em que as passagens aéreas da empresa TRIP Linhas Aéreas eram exorbitantes. “Fui uma das principais responsáveis pela redução dos valores dessas passagens aéreas no trecho TBT-MAO que, através de reuniões realizadas com a Associação Comercial de Tabatinga e o Gerente Regional de Vendas da TRIP Linhas Aéreas, Lucas M. Frade, e hoje já se pode observar os resultados desse trabalho, com preços de passagens bem mais acessíveis a população que utiliza desse serviço. Também reivindiquei junto ao governador Omar Aziz providências de inauguração e funcionamento do Hospital Civil de Tabatinga, bem como dei ênfase a necessidade de asfaltamento da malha viária da nossa cidade, inclusive nas comunidades Umariaçu I e II e, Belém do Solimões”, descreveu a vereadora.
Quando o assunto tratou do efetivo da guarda municipal de Tabatinga, disse ter apresentado projeto de ampliação do efetivo da guarda municipal, visando dar maior segurança nas escolas, instituições, eventos, nos logradouros da cidade, etc.
“Aproveito a oportunidade em que estamos vivendo um processo de eleição para prefeito e vereadores(as), dizendo a população de Tabatinga que sou grata ao apoio e reconhecimento por parte dos tabatinguenses pelo trabalho desenvolvido nesse período em que sou vereadora.  Reconhecimento este, percebido nas reuniões realizadas nos diversos cantos da cidade nesses três meses de campanha eleitoral para minha reeleição.  Por isto, me sinto preparada e motivada para representar você eleitor (a), no legislativo de Tabatinga como fiscal do povo para dar continuidade na apresentação e aprovação de projetos relevantes, visando o progresso e o bem-estar social de todo o povo de nossa cidade. Mais uma vez, peço que no próximo dia 7 de outubro vote consciente na ir. Nenê e, ao chegar na urna eletrônica eleitoral digite o número 22.333 e, em seguida, confirme na tecla verde. Muito obrigada por mais uma oportunidade e pela confiança depositada em mim”, diz a vereadora ir. Nenê, candidata  a reeleição para Câmara Municipal de Tabatinga.

Vereadora Ir. Nenê fala das atividades exercidas no legislativo de Tabatinga, período de seu mandato eletivo como vereadora mais votada no último pleito


Após três anos e meio exercendo o mandato de vereadora, Ir. Nenê relembra que foi a mais votada na última eleição municipal que ocorreu em 2008. Afirma que desde que assumiu o mandato, vem honrando o voto de todos os cidadãos que a credenciaram para representa-los no legislativo dessa cidade. “Gostaria de destacar alguns projetos de minha autoria em benefício do povo de Tabatinga, do Alto Solimões e daquelas pessoas que nos visitam, tais como: 'a instalação do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC); implantação do sistema de câmeras de segurança em locais específicos, como na Avenida da Amizade, a fim de coibir e minimizar a situação da criminalidade na tríplice fronteira; encaminhei projeto Fundação Pestalozzi que se trata de uma entidade, sem fins lucrativos, que ao longo dos tempos vem realizando em todo o Brasil, trabalho direcionado para as pessoas que necessitam de cuidados especiais , como acompanhamento médico , odontológico, psicopedagógico e de reabilitação, projeto este que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Ação Social de Tabatinga ”, descreveu. Outro ponto fundamental segundo Ir. Nenê, ocorreu em 2010, quando assumiu a Secretaria Municipal de Turismo, visando o desenvolvimento do turismo local, realizou diversas ações, como descreve a seguir: II Fórum de Turismo do Alto Solimões em parceria com o Banco Mundial, Ministério do Turismo e AMAZONASTUR, com o objetivo de viabilizar os projetos de integração do turismo na tríplice fronteira; construção do 1º Ponto Turístico Comercial da Fronteira para atender famílias que trabalham com artesanatos em geral e café regional, bem como levar ao turista informações sobre roteiros turísticos, hotéis, restaurantes, agências de viagens e turismo, eventos ligados a cultura e a arte, dados históricos e atuais da cidade, etc. “Mantive reuniões junto a Secretaria de Turismo na cidade de Leticia – Colômbia – e, com os Guias de Turismo em Tabatinga”, disse.
A vereadora lembra que, em diversas ocasiões manteve/participou em parceria com a AMAZONASTUR em Manaus de reuniões onde foram realizados cadastramento com proprietários de hotéis, bares, restaurantes, etc. “O intuito dessas reuniões foi de unir e priorizar de uma forma integrada e efetiva de cadastramento para os prestadores de serviços. Aproveitei a oportunidade que estava em Manaus para solicitar ao CETAM/MAO a concessão de cursos para atender as demandas do município de Tabatinga”. De acordo com Nenê, em parceria com a Secretaria Municipal e Estadual de Leticia e Peru, realizaram o desfile do Dia Mundial do Turismo, “fato inédito ocorrido na tríplice fronteira”, destacou.
Questionada sobre a doação de um terreno no bairro Vila Verde para Associação dos Indígenas da etnia Kokama (AMIKCT), a legisladora considera relevante a importância desse espaço para geração de emprego e renda, para que os comunitários dessa Associação possam de uma vez por todas desenvolver suas atividades culturais , como artesanato, piscicultura, festas tradicionais, resgate da sua identidade cultural, etc.
“Como legisladora do povo e atendendo a demanda das pessoas que me procuraram em meu gabinete, requeri Projeto de Lei que, posteriormente foi aprovado, em que foi instituído o Dia da Bíblia no município de Tabatinga, sendo comemorado no segundo domingo de dezembro, para que a sociedade tabatinguense possa ter em seu calendário uma grande comemoração cristã”, contou Nenê.
Lembrou do momento em que as passagens aéreas da empresa TRIP Linhas Aéreas eram exorbitantes.
“Fui uma das principais responsáveis pela redução dos valores dessas passagens aéreas no trecho TBTMAO que, através de reuniões realizadas com a Associação Comercial de Tabatinga e o Gerente Regional de Vendas da TRIP Linhas Aéreas, Lucas M. Frade, e hoje já se pode observar os resultados desse trabalho, com preços de passagens bem mais acessíveis a população que utiliza desse serviço. Também reivindiquei junto ao governador Omar Aziz providências de inauguração e funcionamento do Hospital Civil de Tabatinga, bem como dei ênfase a necessidade de asfaltamento da malha viária da nossa
cidade, inclusive nas comunidades Umariaçu I e II e, Belém do Solimões”, descreveu a vereadora.
Quando o assunto tratou do efetivo da guarda municipal de Tabatinga, disse ter apresentado projeto de ampliação do efetivo da guarda municipal, visando dar maior segurança nas escolas, instituições, eventos, nos logradouros da cidade, etc.
Aproveito a oportunidade em que estamos vivendo um processo de eleição para prefeito e vereadores (as), dizendo a população de Tabatinga que vote consciente e participe das sessões plenárias que ocorrem na Câmara Municipal de Tabatinga, para terem a certeza de quem realmente trabalha em prol dos tabatinguenses . Continuo a disposição para atender à todos”, cientificou a vereadora Nenê.
 
 
Ação da vereadora Nenê


Em mais uma de suas empreitadas em prol da população que transita na fronteira Tabatinga/Leticia, proprietários de veículos automotores procuraram a vereadora Nenê para reclamarem da forma como era feita as abordagens pelos policiais colombianos, pois se sentiam constrangidos. 



A Vereadora lembrou que no Brasil boa parte da frota de veículos já sai das montadoras com 25% do vidro fumê, enquanto na Colômbia essa prática não é permitida, só com autorização dos órgãos competentes.



Nenê contou que a categoria de moto-taxistas de Tabatinga, na ocasião em que lhe procuraram e, ao transitarem na cidade de Leticia, eram criticados pela categoria de moto- taxistas leticianos.



Mais uma vez a vereadora foi procurada por condutores de veículos brasileiros que reclamavam de que ao adentrarem a fronteira de Leticia, deparavam-se com cones, só que o espaço entre os cones, eram curtos, causando transtorno ao trânsito e consequentemente, congestionamentos. Inclusive a maneira de como os policiais colombianos faziam as revistas nos brasileiros.



A vereadora Nenê recebeu em seu gabinete um número expressivo de pessoas que reclamavam dessas situações acima citadas. Como exerce o cargo de Presidente de Assuntos de Fronteira na Câmara Municipal de Tabatinga e, sensibilizada com essa situação, reuniu-se no Concejo Municipal de Leticia que contou com a presença de vereadores de Tabatinga; Comandante da PM de TBT, Major Everton e oficial da Polícia Nacional de Colombia para encontrar uma solução amigável com os irmãos colombianos.



Através de diálogos informais com as autoridades competentes da Colômbia e levando em consideração o clima de harmonia em que vive os irmãos fronteiriços (Brasil e Colômbia), chegaram à conclusão de que o bom senso prevaleceria na negociação, ou seja, rever a maneira das práticas que vinham sendo aplicadas para manter o clima de paz entre as duas cidades e, realmente foi o que ocorreu. “Como vereadora do povo, conseguimos reverter essa situação em prol do bem-estar da nossa população. Essa é uma das minhas atribuições enquanto vereadora. Contem comigo!”, certificou a vereadora Nenê.



VEREADORA NENÊ E ÀS AÇÕES NO LEGISLATIVO DE TABATINGA EM PROL DA POPULAÇÃO TABATINGUENSE E MUNÍCIPES DO ALTO SOLIMÕES.




1 – Requerimento Nº 023/09, Aprovado em 07/05/09:

“... REQUER, a observância para no cumprimento da Lei nº 464 de 17 de agosto de 2006, que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias a utilizarem pessoas suficientes no serviço de caixa e no atendimento aos clientes e usuários, em especial na Agência do Banco do Brasil/Tabatinga”.

2 – REQUERIMENTO Nº 010/GVIN/2011, APROVADO EM 22/03/2011:

“...DOAR um terreno situado no Bairro Vila Verde, no Município de Tabatinga-AM para à Associação dos Indígenas da Tribo Kokama, com a finalidade de que os mesmos possam utilizá-lo como meio de desenvolvimento de suas atividades culturais, tais como: artesanato, piscicultura e festas tradicionais; promovendo assim, o turismo na cidade, bem como o resgate de sua identidade cultural”.

3 – LEI Nº 592/2011, Aprovado pelo Poder Legislativo Municipal de Tabatinga, na Sessão Ordinária do dia 27/10/2011, que declara de utilidade pública à Associação dos Moradores Indígenas KOKAMA da cidade de Tabatinga-AM...cujo projeto de Lei Nº001/2011, teve a iniciativa da Vereadora NENÊ.




Presidente da Comissão de Assuntos de Fronteira do Legislativo de Tabatinga, Vereadora Aldenízia Sousa Cordovil - NENÊ-, reune-se na Câmara de Comércio de Letícia.

Entrevista e fotos: Silvio Brasil de Lima      Endereço eletrônico: brasil_am@hotmail.com

Através da iniciativa da Presidente da Comissão de Assuntos de Fronteira da Câmara Municipal de Tabatinga, Vereadora Nenê, realizou-se no último 22/05/2012, na Câmara de Comércio de Letícia, reunião para tratar de assuntos pertinentes ao câmbio.

A presidente relatou que o motivo de solicitar essa reunião, se deve ao fato de vários consumidores de Tabatinga e Alto Solimões, empresários locais, inclusive de Letícia, há dias vêm reclamando da queda nas vendas em ambas as cidades (Tabatinga e Letícia), devido à desvalorização exorbitante do real em relação ao peso colombiano.

“Como representante legítima do povo, nada mais justo do que atender o clamor dos nossos consumidores que vêm se sentindo inibidos em efetuar compras em Letícia e, saber o porquê dessa disparidade do peso em relação ao real”, disse Nenê.

A presidente declarou que todos os anos a cena se repete, “só que desta vez, afugentou de forma significativa consumidores, sobretudo, da cidade irmã de Letícia, conforme relato de pessoas, inclusive turistas vindos de outras partes do Brasil que desejariam efetuar compras no comércio leticiano”, esclareceu. “Todos são sabedores de que a demanda nas vendas em Letícia são oriundas de brasileiros, em torno de 70%, que visitam e prestigiam as empresas dessa cidade, gerando divisas na região. Tendo em vista essa situação, não só os consumidores brasileiros deixaram de efetuar compras em Leticia, como também, boa parte dos empresários leticianos reclamam na queda das vendas”, observou.

A vereadora revelou que a proposta apresentada aos comerciantes da fronteira, que participaram dessa reunião, foi de praticarem a paridade das moedas (peso/real) de forma recíproca nos comércios. Sendo que até o fim da reunião não se chegou a um acordo, ficando propostas brasileiras e colombianas a serem estudadas com a finalidade de aquecer as vendas nas duas cidades, Letícia e Tabatinga.

Questionada sobre qual o argumento que os cambistas de Letícia utilizaram para justificar a discrepância da desvalorização do real, informou que os mesmos alegaram que esse fato se deve a valorização do dólar e cheia dos rios em nossa região que, inflaciona o pescado.

A presidente pede aos consumidores brasileiros que tenham paciência, acreditando que em um espaço curto de tempo a situação se normalizará, tendo em vista os argumentos, sobretudo dos cambistas, de que nesta época do ano, devido à cheia e vazante dos rios, as moedas (peso/real) ficam instáveis.

Segundo Nenê, foi uma reunião relevante, onde todos que participaram puderam expor de forma consistente suas argumentações. “Agradeço a presidente da Câmara de Comércio de Letícia, Mariela Veloza, por ceder o espaço para reunião; ao presidente da Associação Comercial de Tabatinga, Raimundo Nonato; ao gerente do Banco do Brasil, Márcio César; aos cambistas de Letícia e empresários da fronteira que são os maiores geradores de emprego e renda em nossa região. Continuo a inteira disposição, como fiscal do povo, para tratar de qualquer outro assunto pertinente a nossa região. Contem comigo”, concluiu.






Vereadora Aldenízia Souza Cordovil - Nenê - e legislativo de Tabatinga reunem-se com Governador Omar Aziz.
Entrevista: Silvio Brasil de Lima Endereço eletrônico: brasil_am@hotmail.com


“Primeiramente, agradecer ao Governador Omar Aziz por receber a comitiva de vereadores de Tabatinga. Como representante legal do povo tabatinguense, sinto- me na obrigação de cobrar do Governador melhorias em nossa cidade para o bem-estar dos cidadãos que residem em TBT. Sabemos dos clamores da população e, um dos temas abordados, foi a pavimentação da malha viária da nossa cidade. Outro ponto fundamental conversado com Omar Aziz, diz respeito aos nossos irmãos tabatinguenses aprovados no último concurso da PM, que pleiteiam desenvolver suas atribuições no ofício da profissão de policial em TBT. Quando o assunto tratou de saúde, sensibilizamos o governador da real situação a qual nos encontramos, no sentido de concluir as obras do hospital que está sendo edificado para atender nossa população e, de uma vez por todas desafogar a demanda do HGUT que, há anos presta relevantes serviços ao nosso povo. A população de Tabatinga, hoje, é de aproximadamente 55.000 habitantes, ou seja, precisamos urgentemente de um novo hospital com profissionais na área da saúde, nas mais diversas especialidades, para dar atendimento de qualidade ao nosso povo, evitando o deslocamento de pacientes, em algumas situações, para Manaus”, postulou a Vereadora Nenê.

Preocupada com a cheia do rio Solimões, a Vereadora parabenizou o excelente trabalho que o Secretário Municipal de Defesa Civil de Tabatinga, Donizeti e, toda sua equipe que vem desenvolvendo para amenizar a dor das famílias que estão sendo afetadas pelo fenômeno da cheia.

“Aos nossos irmãos ribeirinhos que estão passando momentos difíceis, devido à cheia do rio, que tenham paciência. O prefeito Saul em parceria com a Defesa Civil, governos federal e estadual, estão trabalhando diuturnamente para atender a todos atingidos pela cheia do rio. Estou à inteira disposição para dar minha parcela de contribuição e ser solidária aos nossos irmãos que tanto precisam nesse momento difícil de suas vidas. Contem comigo!”, manifestou a vereadora Nenê.










Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!!