ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretário de Educação do Município de Tabatinga, Professor Valdiney da Silva Santos, fala sobre o desafio como gestor da educação em TBT




Silvio Brasil de Lima Endereço eletrônico: brasil_am@hotmail.com


Fotos: Chico Araújo

No último 2 de março no auditório da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, deu-se início oficialmente o ano letivo da rede municipal de ensino de Tabatinga. Estiveram presentes a prefeita em exercício Eliziane Oliveira, o secretário municipal de educação, prof. Valdiney, Vereador Arévalo, Vereador Adonias, entre outras autoridades. O auditório da UEA se tornou pequeno para a multidão de professores da rede municipal de Tabatinga que prestigiaram o evento. Na ocasião a prefeita Eliziane Oliveira, em sua oratória calorosa, disse aos professores presentes que eles são os elementos fundamentais para o enriquecimento cognitivo no processo de ensino-aprendizagem dos discentes de Tabatinga. Afiançou que a atual administração está de portas abertas para desenvolver projetos/trabalhos, visando a melhoria na qualidade da educação de todos que estão envolvidos no processo educativo da cidade. O secretário de educação, prof. Valdiney, destacou a importância da gestão meritocrática em sua administração, como forma de incentivar e motivar aqueles (professores) que são os pilares para que uma nação se desenvolva de forma digna e saudável. Leia a entrevista na íntegra a seguir.

Missão

“Essa missão de sacerdócio como gestor da Secretaria Municipal de Educação de Tabatinga é um desafio, tem que querer, ter vontade e gostar, pois é uma missão complexa e, ao mesmo tempo, gratificante. Tenho a honra de estar gestor dessa pasta acompanhado de companheiros missionários da educação para administrarmos 64 escolas, 1000 professores, 13000 discentes, sob diferentes aspectos, em especial, na zona rural indígena. O importante é estarmos com espírito altruísta, colocando-se sempre no lugar do professor que está na sala de aula. Esse é o nosso intuito, o secretário de educação nada mais é do que o articulador dentro da administração para que as coisas aconteçam na sala de aula/escola. Dentro da sala de aula, o trabalho é especificamente do docente e, o secretário de educação tem que estar com o pensamento voltado para eles (professores), para dar oportunidade e condições no sentido de desenvolverem o seu trabalho de forma humanizada”, ostentou o Secretário de Educação, prof. Valdiney.

Meritocracia

Destacou a importância da abertura do ano letivo no auditório da UEA, culminando com a entrega de certificados como reconhecimento do mérito do trabalho dos docentes no decorrer de 2011. “Essa será uma das propostas da nossa gestão, verificar a questão da meritocracia para os professores que realmente desenvolvem o seu trabalho. Aqueles que porventura estiverem devagar, iremos estimular para que busquem alcançar esse patamar e, também receberem a sua menção honrosa/reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”, afiançou o Secretário.

Entusiasmo

Na opinião do Professor, o momento da abertura do ano letivo superou as expectativas, visto que todos os docentes efetivos do município estiveram presentes. Disse que se sente envaidecido por fazer parte de uma equipe de alto quilate, onde todos os professores que compõem o quadro de docentes do município estão com um único propósito, de mostrar que Tabatinga tem profissionais comprometidos com uma educação de qualidade.

Agenda

Informou que neste ano de 2012, na zona rural, terão bimestralmente os encontros pedagógicos. Descreveu que são 4 polos da educação na zona rural, lembrando que o secretário executivo e os coordenadores da área da educação estarão diariamente visitando as comunidades. “Não mediremos esforços em nos fazer presentes nas escolas para darmos soluções aos problemas direcionados à educação em todas as comunidades. Mensalmente teremos a visita da nossa coordenação pedagógica na zona rural e urbana. Estamos dispostos a trabalhar em prol da melhoria da educação em nosso município, buscando a excelência na qualidade do nosso trabalho, pois é isso que a sociedade tabatinguense almeja. Nossa educação não está ruim, tendo em vista que já alcançamos o índice do IDEB para o ano de 2013, através da valorização dos nossos profissionais”, certificou o Secretário.

Mensagem aos pais

Contou que a educação só existe, porque a sociedade existe. Direcionou uma mensagem aos pais, citando o art. 205 da CF, onde descreve que a educação, direito de todos e dever da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Ou seja, algumas famílias estão se esquecendo que têm o dever de contribuir para a educação de seus filhos. O ônus, não compete só ao estado. Disse que a escola e a família trabalhando em parceria, certamente o processo de ensino-aprendizagem dos alunos terá êxito.

Ranking

“Com relação ao ranking em que nos encontramos, formalizado pelo Ministério da Educação no ano de 2011, o município de Tabatinga, a partir de alguns parâmetros do MEC, foi contemplado com o centésimo lugar como a melhor educação no Brasil. Orgulha-nos e, ao mesmo tempo, a nossa responsabilidade aumenta no sentido de continuarmos avançando”, esclareceu Valdiney.

Sinergia

Solicitou a todos os profissionais da educação, independente do nível hierárquico que, todos acreditem, “quando digo acreditar Silvio, gostaria que cada companheiro faça a sua parte, se cada um de nós fizermos o dever de casa, estaremos complementando o todo. ‘René Descarte já falava sobre o método alogromático, onde cada parte compõe o todo e o todo é composto pelas partes’. Acredito nessa equipe de funcionários/ educadores que fazem parte do time da secretaria de educação de Tabatinga. Queremos valorizar e trabalhar, mas para que

isso ocorra, temos que desenvolver um trabalho mútuo de sinergia entre os companheiros, para que possamos alavancar essa grande máquina que é a educação do município”, clamou o professor.

Saul

Quando o assunto foi direcionado sobre a saúde do prefeito Saul, o Secretário disse: “O nosso prefeito saiu de Tabatinga, para atender o pedido do senador Fernando Collor de Melo, presidente da Comissão de Relações exteriores e Imigração, para tratar do assunto pertinente a problemática dos haitianos. Do Estado do Amazonas foram convidados, o governador Omar Aziz e o prefeito de Tabatinga, Saul Nunes Bermeguy. Chegou a Brasília e no seu retorno, passou em São Paulo resolvendo fazer o seu check-up. A partir daí, foi detectado o entupimento de artérias e, em consequência disso, fez-se necessário fazer cirurgia para colocar quatro pontes de safena. Está se recuperando dentro da normalidade”.

“Somos gratos à equipe do Jornal Solimões, a qual temos um grande respeito pelo excelente trabalho de imparcialidade e informação jornalística que leva aos leitores. Reitero que preciso da parceria de todos para construirmos uma educação de qualidade em nossa cidade”, conclui
u o Secretário de Educação do Município de Tabatinga, Prof. Valdiney da Silva.




Sinergias entre as secretarias, em prol da educação.
Gestão inovadora na educação, desenvolve trabalho inédito de mutirão nas escolas municipais. Dessa vez, foi na Escola Munícipal Indígena João Cruz. Confira as fotos.


Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!!