Comandante do 8º Batalhão, Major Everton Cruz, responsável por todo policiamento do Alto Solimões, relata algumas ações da PM em Tabatinga em 2012
Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, Major Everton Cruz, responsável por todo policiamento do Alto Solimões, relata algumas ações da PM em Tabatinga em 2012.
Entrevista: Silvio Brasil de Lima Endereço eletrônico: brasil_am@hotmail.com
Fotos: RP 8º BPM
Assinalou também que estão combatendo os assaltos. “Recentemente prendemos próximo à residência do prefeito dois infratores que estavam praticando assalto de madrugada, com arma de brinquedo (modelo pistola), utilizando jalecos de moto-taxistas de nº 78 e 85. Também prendemos dois assaltantes que efetuaram um assalto em um mercadinho no Bairro Vila Verde, da família Du Vale. O que tenho a dizer é que a polícia está 24h na rua, tentando melhorar a segurança pública no município”, assegurou Everton.
Entrevista: Silvio Brasil de Lima Endereço eletrônico: brasil_am@hotmail.com
Fotos: RP 8º BPM
O caso mais recente foi a prisão de dois homicidas colombianos, Hector Damião Cardoso Catachunga (Patula) e Jeyson Javier Morales dos Santos, que no dia 13 de abril tentaram assassinar o cabeleireiro Evaldo, por volta das 12h e 40min. A PM agiu imediatamente e prendeu os suspeitos às 14h e 45min, ao realizar patrulhamento na rua Gen Sampaio, nas proximidades do casarão.
“O senhor Evaldo (cabelereiro) tem um ponto comercial localizado na Rua Marechal Mallet, por volta das 12:40h do dia 13/04/12 foi vítima de tentativa de homicídio. Onde foram efetuados dois disparos de arma de fogo contra o mesmo. Mesmo baleado, Evaldo conseguiu falar que, quem havia praticado essa tentativa de homicídio, teria sido os mesmos que, há duas semanas atrás, tentaram contra a vida dele (Evaldo). Como as nossas guarnições já haviam recebido informações, de quem seria o possível autor, visto que, tínhamos as fotografias desse possível autor dos disparos. Foi dado ordem para todas as viaturas que se encontravam na área de serviço para fazer o cerco nas proximidades. ‘Existe um modo operante entre eles, de que, quando praticam o crime, retornam para verificar se realmente foi consumado o homicídio’. Retornaram por duas vezes aos redores do local e do hospital, conforme afirmação de testemunhas que acionaram o 190 e, de imediato fizemos o cerco e conseguimos capturá-los, o moto-taxista e o autor dos disparos. A irmã da vítima fez o reconhecimento, foi identificado e, em seguida, conduzimos para delegacia da polícia civil, onde foram autuados em flagrante e, estão a disposição da justiça”, descreveu o Comandante Everton.
O major informou que a Polícia Militar teve êxito em tirar de circulação dois homicidas colombianos, sendo: Hector Damião Cardoso Catahunga, vulgo Patula (autor dos disparos) e Jeyson Javier Morales dos Santos (moto-taxista). Esclareceu ainda que o Hector já cumpriu pena no presídio de Tabatinga por porte de arma ilegal, etc., respondeu o processo e, estava em liberdade. Segundo Everton, essa ação da PM é vantajosa, proporciona segurança à sociedade e mostra a seriedade do trabalho da PM que desenvolve nessa região.
De acordo com o Comandante, a preocupação do Governador Omar Aziz, é proporcionar segurança, não só na capital, mas também, nas cidades do interior do AM. Salientou que no último fevereiro, receberam viaturas novas. Comentou que recentemente o Secretário de Segurança do AM, Cel Vital, esteve em Tabatinga implantando e inaugurando o ESFRON – Estratégia de Segurança na Região de Fronteira. Aproveitou a oportunidade, e fez o pedido ao secretário para que seja aumentado o efetivo da PM em nossa região, tão logo se conclua o curso de formação dos soldados aprovados no último concurso.
Outra novidade que o Major informa à população foi a criação e implantação do CIOPS – Centro Integrado de Operações e Segurança em Tabatinga, que faz uma interligação com todos os órgãos de segurança, como a Polícia Civil, ESFRON, Força Nacional, viaturas que estão na área de serviço, etc. Segundo ele, facilita mais o trabalho porque, quando ocorre uma tentativa de homicídio, assalto ou qualquer ato delituoso, de imediato pode-se acionar todo um mecanismo de segurança através da comunicação, para que todos tenham conhecimento do que está acontecendo na cidade.
Disse ainda que, posteriormente será instalado outro sistema de segurança nas vias públicas, como as câmaras, fibra ótica, inclusive nas embarcações, etc. “Então, a preocupação do Governo do Estado, através da PM e da Secretaria de Segurança, é proporcionar segurança e tranquilidade a todos”, relatou o Major. “Estamos otimizando o nosso efetivo, por exemplo: conseguimos através do Choque que se retirou daqui, a viatura negra (preta/rajada) que eles utilizavam, foi doada para o 8º BPM e, de imediato montamos uma equipe de força tática que é comandada pelo Cabo Tenazor, atuando de 2ª a 2ª feira nos horários críticos, conforme levantamento estatístico. São quatro policiais que têm formação privilegiada, são oriundos da ROCAM, CHOQUE que, atuam principalmente no combate aos crimes mais intensificados, por exemplo: mandato de segurança, só este mês, já conseguimos cumprir seis mandatos”, afirmou. Completou dizendo que é uma resposta que estão dando à população, tirando de circulação pessoas envolvidas com narcotráfico, homicidas, pederastas, etc.
Finalizou dizendo que procuram trabalhar sempre dentro da legalidade e ter a esperança de que dias melhores virão. “Tão logo seja formado essa turma de soldados, incluiremos no quadro do 8º BPM, para atender o Alto Solimões. O telefone para contato que fica 24h dentro da viatura é: 9171-5556, que é a nossa linha direta, é um contato direto da comunidade com um policial que está na rua e, o tradicional 190. Pedimos aos pais que policiem seus filhos, visto que 70% das ligações que recebemos são trotes ocasionados por adolescentes e crianças. Estamos de portas abertas para atender toda população”, afiançou o Comandante do 8º BPM, Major Everton Cruz.
Nenhum comentário
Obrigado pelo seu comentário!!