Prefeito de Tabatinga, Saul Nunes Bemerguy, retorna a cidade e fala dos projetos em andamento
Entrevista: Silvio Brasil de Lima Endereço eletrônico: brasil_am@hotmail.com
Fotos: Chico Araújo
Fotos: Chico Araújo
O prefeito Saul, após alguns dias ausentes do município de Tabatinga, retorna prestando contas à população e fala da reunião que participou com o governador Omar Aziz, inclusive, sobre a operação tapa-buracos na cidade.
AUSÊNCIA
Explicou que teve que se ausentar do município no mês de fevereiro para atender uma solicitação do Senado Federal da República para falar sobre a real situação dos haitianos que se encontram em Tabatinga.
CHECK-UP
“Há tempos o meu médico me dizia que teria que fazer um check-up, retornando de Brasília, resolvi fazer. Não sentia nada e, a partir do resultado do check-up o médico diagnosticou de que eu estava doente e, urgentemente precisaria fazer uma cirurgia. Prontamente cumpri a determinação do médico e só retornei a Tabatinga após a cirurgia de quatro pontes de safena. Estou pronto para retornar ao trabalho”, garantiu o Saul.
E POR FALAR EM TRABALHO
“Há pessoas que dizem que devo entregar a prefeitura, porque não tenho condições de trabalhar. Pode ser que essas pessoas estejam mais doentes do que eu. Os médicos me deram alta e disseram que estou preparado para qualquer trabalho. Só que, a partir dessa cirurgia, tenho uma vida diferente. Como? Conforme orientação médica, não devo ficar trabalhando ininterruptamente sem me alimentar, como fazia antes. Agora, eu tenho hora de comer, dormir, ou seja, cuidar melhor da minha saúde, como eles (médicos) dizem, para que não venha adoecer novamente. Adoeci justamente por esse motivo, começava a trabalhar às 6 da manhã e, ia até 1 da madrugada, cansei de fazer isso, sem comer e dormir. A orientação médica é: tenho que administrar melhor os horários de comer, trabalhar e dormir. Ou seja, melhorar a minha qualidade de vida sem deixar de trabalhar e dar minha parcela de contribuição para o crescimento e desenvolvimento de Tabatinga”, esclareceu o prefeito.
REUNIÃO COM O GOVERNADOR OMAR AZIZ
Elogiou o excelente trabalho que o governador Omar Aziz vem desenvolvendo ao receber os prefeitos do interior, reunindo todos os secretários de estado para, junto com ele, ouvir os prefeitos. “Pedi ao governador Omar, o asfalto da nossa malha viária de Tabatinga. O que me respondeu? De que virá uma equipe técnica fazer levantamento dos logradouros a serem asfaltados na sede do município, como também nas comunidades indígenas de Umariaçú I e II, Belém do Solimões, nas vicinais, etc. O próprio governador ficou de checar in loco essa demanda em nossa cidade”, relatou Saul.
OUTRAS OBRAS
Descreveu que dará início a edificação da praça da juventude, mais quatro creches, duas quadras, dois colégios que já estão construindo, reforma de todos os colégios estaduais, construção de um colégio de tempo integral, etc. Lembrou que iniciarão a construção de um colégio municipal em Belém do Solimões, um posto de saúde na Comara e, a menina dos olhos dos tabatinguenses, segundo o prefeito, será a conclusão e entrega da escola no bairro de Santa Rosa, no próximo junho, com 14 salas de aula e ambiente climatizado. “Certamente será a escola referência no Alto Solimões e tríplice fronteira, o que encherá de orgulho o nosso povo”, disse. “Daremos início a Operação Tapa-buracos, até que o Governo do Estado asfalte toda malha viária da cidade. Outra obra relevante que será inaugurada, é o hospital civil, tendo em vista que o governador Omar Aziz se comprometeu de concluir a obra, inaugurar e entregar ao povo no mês de junho, informou”, Saul.
UBS
Inaugurada no último 7 de abril, “digo que estou comprometido com o povo de Tabatinga e, agradeço a Deus e ao povo dessa cidade que meu deu a oportunidade de estar prefeito. Afirmo que todos os dias que estou passando em minha vida, é de honrar o meu compromisso com a população tabatinguense e, por isso tenho demonstrado a minha gratidão. É inédito em Tabatinga, não temos uma obra inacabada, até aquelas que estavam há 20 anos paradas, nossa administração concluiu e entregou ao povo. Reitero de que a obra não é minha, e sim do povo dessa cidade. Como gestor tenho a responsabilidade e humildade de fazer as benfeitorias em prol do povo, até porque é minha obrigação. Infelizmente têm pessoas que são do contra. Um posto de saúde no bairro de São Francisco em que acabamos de inaugurar, não existe em nenhum lugar no Estado do Amazonas com essa infraestrutura. Iremos gerar em torno de 40 empregos para os profissionais da saúde, inclusive, dito pelo próprio secretário de saúde do Estado do AM, de que esse posto será referência no Amazonas, tudo isso, com recursos próprios do município, foram 90% oriundos do município e 10% do governo federal, esclareceu o prefeito.
POLÍTICA
Mostrou otimismo dizendo que vem para reeleição, “até porque, Deus me deu a oportunidade de voltar são e salvo. Estou preparado e bom e, tenho certeza de que irei caminhar por toda cidade, entrar nas casas e pedir ao povo de Tabatinga mais uma oportunidade. Porque preciso concluir os projetos administrativos que estão em andamento, em prol da nossa população. Sei que algum companheiro ficou descontente, mas é impossível agradar a todos. Farei o melhor para Tabatinga”, ponderou Saul.
CHEIA
“Graças a Deus criamos a 1ª Secretaria Municipal de Defesa Civil de Tabatinga que, por sinal, é a primeira do interior do estado. Facilitou porque poderemos receber recursos federais para desenvolvermos melhor os trabalhos”, diz. Constatou que a população que reside às margens dos rios, vive momentos difíceis. Estão se unindo às famílias afetadas para amenizar a dor, contanto com a ajuda dos governos federal e estadual.
“Gostaria de agradecer ao Jornal Solimões, pois, é um veículo que nos ajuda a levar a mensagem verdadeira. Essa mensagem a gente fala e contesta, não são palavras escritas sem nomes. Sou grato ao povo da minha cidade de Tabatinga, pelos momentos difíceis que passei em que me submeti à cirurgia, tenho consciência de que recebi muitas orações de todas as doutrinas religiosas. Senti-me emocionado com esse gesto da população e, por isso, passei a entender que, tudo que fiz de bom, foi pouco para o nosso povo. Quero fazer muito mais por nossa cidade. Só para se ter uma ideia, quando retornei da cirurgia, fui recebido por um público caloroso de aproximadamente 5000 pessoas. Que Deus abençoe a todos”, salientou Saul.
Nenhum comentário
Obrigado pelo seu comentário!!