ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coordenador de Serviços Urbanos - Serviço de Limpeza Urbana (SLU) - da prefeitura municipal de Tabatinga, Francisco Ronaldo Gomes, esclarece o porquê da retira da árvore da Av. da Amizade

Entrevista e fotos: Silvio Brasil de Lima
Endereço eletrônico: brasil_am@hotmail.com


O Coordenador falou primeiramente do serviço de arborização que vem sendo executado na cidade desde o início da gestão Saul. Dizendo que o projeto de arborização dos logradouros públicos vem ocorrendo desde o primeiro dia da atual administração.

“Somos responsáveis diretamente pela coleta de lixo na cidade de TBT. Percebemos que alguns cidadãos ainda não se conscientizaram de que lugar de lixo é no lixo, e não jogarem lixo nas ruas. Temos um grande exemplo na Av. da Amizade próximo ao antigo Vinícius Bar, ali era um ‘lixaral’ terrível, há três anos atrás. Só nesse local, chegamos a tirar 5 carradas de lixo. Hoje, já não se vê mais lixo naquele local, porque plantamos diversos tipos de plantas. Ou seja, a partir desse momento a própria população se conscientizou de não jogar mais lixo naquele local. Demos continuidade a esse projeto por toda cidade de TBT, plantando desde sementes de árvores até árvores bem crescidas. Temos outro exemplo, as mais de 20 árvores que plantamos em frente ao HGUT que, por sinal, já estão bem grandes”, descreveu Ronaldo.

Quando o assunto foi sobre o porquê da retirada da árvore da Av. da Amizade, em frente a CEF, o Coordenador esclareceu o seguinte: “O corte dessa árvore ocorreu pelo fato de estar causando risco, devido ao contato da fiação de alta tensão da rede elétrica. Essa espécie de árvore que é chamada de molungu, foi plantada por essa secretaria no ano de 93/94. É uma espécie que cresce muito rápido, cria uns tendões e, esses tendões atingiam diretamente a fiação elétrica”, esclareceu Ronaldo.

Declarou que dessa mesma espécie de arvore, já plantaram a aproximadamente dois anos atrás, 4 árvores dessa mesma espécie, localizada na rua Almirante Tamandaré, ao lado da vila da Marinha. “Quem quiser ver e comprovar, é só ir a esse local e vão comprovar que estão com uma altura imensa. Por que plantamos lá? Porque nesse local não existe fiação elétrica e nem rede de esgoto”, afirmou.

“No caso específico da árvore que foi retirada da Av. da Amizade, a população tabatinguense poderá comprovar através de fotos, de que o miolo dela (árvore) estava todo podre. Como é um local onde os indígenas comercializam verduras, peixes, etc., foi detectado que estava causando risco, devido a diversas ocasiões da rede elétrica pública, ter fios queimados. Então, para prevenir que o pior acontecesse, podendo levar alguns cidadãos ao óbito, casa a árvore caísse, recebemos autorização para cortar”, revelou o Coordenador.

Informou que procuraram a Secretaria de Meio Ambiente de TBT, e a mesma autorizou a retirada da árvore através de laudo técnico. Explicou que a raiz da árvore retirada foi plantada em cima da rede de esgoto que, por sinal, já estava danificando a tubulação. Lembrou que essa árvore retirada foi plantada em administrações anteriores a do Saul.

O Coordenador revelou que a SMOULP no ano de 2010, plantou e cercaram com arame farpado, aproximadamente 60 árvores de outra espécie. Segundo ele, vândalos destruíram as cercas e as árvores. Afirmou que desde o início da administração Saul, já plantaram 160 árvores.

“Daremos continuidade ao projeto de plantio de árvores nos logradouros de Tabatinga, como sempre fizemos, de forma segura e sem atingir qualquer tipo de estrutura, como esgoto, fiação elétrica, etc. Agradecemos a presença do Jornal Solimões para que pudéssemos esclarecer a população o real motivo da retirada dessa árvore. Estamos à inteira disposição da nossa população, é só nos procurarem. Diariamente coletamos 250 carradas de lixo da nossa cidade e, estamos trabalhando com seriedade”, concluiu Ronaldo.

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!!