Secretário Municipal de Meio Ambiente do Município de Tabatinga, Cleudson Gomes, informa sobre os projetos a serem implementados na cidade
Sobre os Planos Municipal de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município de Tabatinga, o secretário relata que é uma ação da atual administração do prefeito Saul através da SEMMA/TBT,em parceria com o governo do Estado do Amazonas (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e Associação Amazonense de Municípios. Segundo Cleudson, a finalidade desses Planos visa trabalhar a questão ambiental direcionada para os eixos do saneamento básico como a água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. “Portanto, sabemos que as gestões anteriores de Tabatinga não tiveram a preocupação com essa problemática,haja vista, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi criada na atual administração justamente para cuidar das questões ambientais em nossa cidade”, esclareceu.
Ressaltou que os municípios do Estado do AM têm se preocupado com essa questão e, em consequência a isso, o Programa de Apoio à Elaboração aos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos Municípios do Estado do Amazonas, “é um Programa pioneiro, por quê? Porque em obediência à Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qualdiz que todos os municípios brasileiros têm a obrigação de até o dia 2 de agosto de 2012, de entregarem o seu Plano Municipal de Resíduos Sólidos. O Estado do AM é pioneiro nesse projeto”, afirmou o secretário.
Comentou que um dos grandes trunfos desses Planos para que se obtenha êxito, é que contempla a participação da sociedade que, “por sinal, vem dando grande parcela de contribuição com sugestões em todas às áreas abrangentes do Projeto”, felicitou Cleudson.
Reiterou que a participação da sociedade tem sido de suma importância, inclusive contando com a participação de acadêmicos das instituições de ensino de Tabatinga na elaboração dos projetos. “Contamos também com a relevante participação dos parlamentares do legislativo da nossa cidade, de toda administração da PMTBT, dos gestores de escolas estaduais e municipais de TBT, do IFAM/TBT, igrejas evangélicas e católica da nossa cidade e, a sociedade civil organizada”, disse. “Entendemos que é a vontade do povo em querer melhorar a qualidade de vida e geração de renda para nossos munícipes e aquelas pessoas que visitam TBT. É um gesto que nos deixa lisonjeados ao perceber que a sociedade está contribuindo de forma positiva e gratificante em conjunto com a administração municipal, mas, sobretudo, para o progresso de forma sustentável do nosso povo aguerrido que vislumbra por um futuro promissor”, assinalou o secretário.
Relativo ao lixão da cidade de Tabatinga, Cleudsonacredita que, com a elaboração e aprovação dos Planos acima citados, irão resolver de uma vez por todas a situação do lixão a céu aberto. “O nosso Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, irá contemplar uma aterro sanitário no município de Tabatinga. Saul já determinou estudos para verificar qual área da cidade terá condições de receber o aterro sanitário municipal. Isso demonstra a preocupação da atual administração em resolver de uma vez por todas, a situação do aterro sanitário em nossa cidade”, informou.
Salientou que uma das prerrogativas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, responsabiliza os municípios no que diz respeito ao tratamento dos resíduos sólidos (lixo). Será criada uma associação de catadores de lixo, com toda estrutura de reciclagem, gerando mais emprego e renda em TBT.
“Agradecemos a população tabatinguense pelo carinho e apreço em relação a esse projeto ousado ao qual estamos debruçados, que é o Plano Municipal de Saneamento e Plano Municipal de Resíduos Sólidos, na esperança de tornar esse processo efetivo e eficaz de forma sustentável para nossa população. A Secretaria de Meio Ambiente de Tabatinga está de portas abertas para todos os cidadãos que queiram dar sua parcela de contribuição nesse projeto. Deixo a seguinte mensagem para reflexão: basta um gesto e nós seremos capazes de mudar o mundo”, concluiu Cleudson, Secretário Municipal de Meio Ambiente.
Entrevista: Silvio Brasil de Lima
Endereço eletrônico: brasil_am@hotmail.com
Fotos: SEMMA/TBT
Nenhum comentário
Obrigado pelo seu comentário!!