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INFRAERO investe na infraestrutura do Aeroporto Internacional de Tabatinga

 
Antônio Célio Maia Costa  - Superintendente do Aeroporto Internacional de Tabatinga
Antonio_celio@infraero.gov.br











O transporte aéreo no Brasil cresceu muito nos últimos anos. Com o surgimento de novas companhias aéreas e a modernização das já existentes, foi possível aumentar o número de assentos disponíveis na malha aérea.

Existem cerca de 2.498 aeroportos no Brasil, incluindo as áreas de desembarque. O país tem o segundo maior número de aeroportos em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

O Brasil tem 34 aeroportos internacionais e 2464 aeroportos regionais.

Se há um mercado que está em plena expansão no Brasil, este é o da aviação civil. O cenário não poderia ser mais promissor: no período entre 2003 e 2010, o volume de passageiros transportados apenas pela aviação comercial mais do que dobrou, saltando de 40 milhões para 100 milhões em 2012.
É importante frisarmos que aviação civil é qualquer utilização não-militar da aviação, seja ela comercial ou privada. Ela se divide-se basicamente em duas categorias:


O forte crescimento dos últimos anos, aliado à condição de país sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas, tem transformado a dinâmica do setor aéreo brasileiro. Ou seja, mais pessoas têm voado, sendo que em 2012 serão, aproximadamente, 100 milhões de passageiros transportados apenas nos aeroportos administrados pela Infraero.
Este fenômeno, percebe-se em todo o País, principalmente nos Estados cujas  cidades receberão os jogos da copa do mundo, como é o caso do Amazonas e da capital Manaus.
Esta dinâmica, reflete-se também no Aeroporto Internacional de Tabatinga que nos últimos anos tem apresentado números bastantes expressivos de crescimento no fluxo de passageiros embarcados e desembarcados e movimentação de pousos e decolagem de aeronaves, a variação de 2010/2009 foi de 22,56% e de 2011/2010 foi de 22,45% a mais, um crescimento acima dos vinte pontos percentuais, para a movimentação de passageiros:


  
O variação do comparativo estatístico da movimentação operacional de pousos e decolagens de 2010/2009 foi de 31,65% e de 2011/2010 foi 79,31% a mais:


Estes dois indicadores, aeronaves e passageiros nos dão uma percepção propositiva da necessidade de expansão e desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária para a região do alto Solimões.
Atenta a esta realidade, a INFRAERO, administradora do Aeroporto Internacional de Tabatinga, por meio de sua Sede, Superintendência Regional e principalmente pela sua Administração Aeroportuária Local, vem envidando todos os esforços para prover as melhorias e investimentos necessários à infraestrutura, de forma a propiciar o desenvolvimento da aviação como um todo.
Neste contexto, a INFRAERO vem realizando vários investimentos no Aeroporto da Cidade, como:

 

Obra da pista

Trabalhamos incansavelmente sob as mais diversas condições climáticas para que o cronograma da obra fosse cumprido, sol forte, tempo chuvoso, noite, madrugada, etc; montamos uma verdadeira operação de guerra e concluímos em tempo recorde de oito meses um cronograma previsto para um ano e oito meses.
Tudo isto realizamos revestidos de um espírito empreendedor e despidos de qualquer vaidade, mas na certeza do cumprimento do papel público que esta Empresa tem de promover a integração nacional neste País-continente, por meio dos Aeroportos que administra e principalmente do cumprimento da nossa missão que é: "Prover infraestrutura e serviços aeroportuários e de navegação aérea, contribuindo para a integração nacional e o desenvolvimento sustentável do país"; e, assim, trazermos os benefícios necessários aos nossos clientes, materializando assim o nosso negócio: “Segurança, conforto, eficiência e agilidade em serviços e infraestrutura aeroportuária e de navegação aérea".
Desta forma, podendo "Ser reconhecida pela excelência da infraestrutura e dos serviços aeroportuários e de navegação aérea", que é a visão da Empresa.






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