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Opinião - A adoração é devida a quem?


Por: David Souza

Religião se discute sim, mas com conhecimento de causa, levando em conta que ele é de suma importância no nosso cotidiano, uma vez que o próprio criador, em Oseias 4.6, afirma que seu povo foi destruído porque lhe faltou conhecimento.

Analisando com proficuidade a matéria de autoria do Sr. José Remy Alves e Silva, cujo título é: “NOSSA SENHORA, PRETERIDA PELOS EVANGÉLICOS, na edição de setembro do ano em curso, acreditando na necessidade de imiscuir-me, valendo-me do direito de resposta bem como do de crença, ambos assegurados no artigo 5º da Carta magna Federal, compareço para prestar esclarecimentos, na forma seguinte.

De fato, o Deus todo poderoso não escolheu um grupo de notáveis intelectuais para educar seu filho porque, segundo a Bíblia, Ele usa as coisas que não são para confundir as que são (I Coríntios 1.27-29). Fora de cogitação os fariseus por serem elementos que não viviam o que ensinavam, tendo mais cuidado com o lado político do que com o religioso. Além disso, julgavam-se mais santos que os demais como podemos ver em Lucas 18.9-14. Em relação aos que conheciam os rituais, é bom lembrar que quando Deus mandou o Profeta Miqueias repreender seu povo, este (Israel) estava cumprindo a liturgia, inclusive os ritos levíticos. Todavia, o SENHOR não está interessado em rituais e sim, na obediência acima de tudo, tendo Ele afirmado que obedecer é melhor do que sacrificar. I Samuel 15.22.

Concernente a Maria, a Santa Mãe de Jesus, é bom sabermos que ela é honrada, sobretudo por sua humildade – o que agrada a Deus (Lc 18.14), uma vez que Ele resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (I Pedro 5.5). Entretanto, não deve receber adoração e sim, consideração pois, em momento algum a Bíblia manda adorá-la, visto que ela mesma afirmou ser serva de Deus (Lc 1.38,48) e o servo não é maior do que seu Senhor - afirmou Jesus (Mt 10.24). Essa é uma pergunta que não precisa ser feita a Pastor, a Padre ou quaisquer líderes religiosos, uma vez que a própria Bíblia responde: “AO SENHOR TEU DEUS ADORARÁS E A ELE SERVIRÁS” (Mateus 4.10). Porém, se existe dificuldade na interpretação ou no significado da palavra “só” (que não é o caso), pode-se recorrer aos léxicos da língua portuguesa, quais sejam, Aurélio Buarque de Holanda, Antônio Houais, Francisco da Silva Bueno e Domingos Pascoal Cegalla, entre outros. Esses decanos nos explicam, mas, por falta de espaço, citaremos apenas Aurélio: Só: “Que é só um; único; apenas; somente, unicamente; aquele que vive sem companhia”, etc. Pois bem, a adoração é devida única e exclusivamente ao SENHOR – A TRINDADE DIVINA. Aliás, trindade se compõe de três e, no caso vertente, o Pai, o Filho e o Espírito Santo que, às vezes começa com o Pai (Mt 28.20), outras, com o Filho (Mt 3.16,17) e, também, com o Espírito Santo (I Co 11.23; compare com 2 Pe 1.21).
  
A Bíblia é a insofismável palavra de Deus, eis que não tem contradição, por isso merece credibilidade. Mas, se porventura aparecer alguma contradição não é por culpa de Deus e sim, dos homens (diga-se dos “concílios”), porque muitos pensam que podem alterá-la mesmo com a proibição do SENHOR como vemos em Deuteronômio 4.2 e Apocalipse 22.18,19. Está dito que ninguém subiu ao céu senão o que de lá desceu. João 3.13, embora haja o traslado de Enoque (Gn 5.24; Hb 11.5) e de Elias (2 RS 2.11). Mas os céus mencionados na Bíblia nem a meteorologia explica, uma vez que as coisas espituais se discernem espiritualmente (I Co. 2.14). Pois bem, a Bíblia fala de céu (Sl 119.89; Ageu 1.10), céus (Isaias 34.4), terceiro céu (2 Co. 12.2) e de céu dos céus (2 Crônicas 2.6), mas não convém interpretação sobre isso nessa ocasião. Voltemos ao assunto.

O autor (Sr. Remy) fala de uma realidade que considero irrefutável e merece elogios, quando menciona os (ou as igrejas) que se preocupam mais com o milagre do que o dono deste - o Criador, ressalvados (como ele disse) os dons espirituais citados em I Coríntios 12. Vou mais além e digo que uma igreja ou instituição cresce até a estatura do seu líder. Jesus repreendeu aos que o seguiam por motivos materiais, advertindo-os a trabalharem pela comida espiritual (João 6.27), eis que a finalidade do evangelho é a salvação (Rm 1.16) e não riqueza material. Muitos distorcem o que diz em I coríntios 9.14 pensando que devem enriquecer às custas do evangelho, quando a Bíblia é taxativa: ....”viva do evangelho”, mas não diz “enriqueça às custas do evangelho”. Infelizmente existe nos dias hodiernos uma fábrica de Pastor, a qual está sem controle, pois estão fabricando homens com total despreparo espiritual e materialmente falando. Além disso, existe o Pastor e o Mercenário...

Ao contrário do que diz o autor, tenho visto o nome de Maria ser citado em sermões, eu mesmo tenho feito isso e, também, vejo muita homenagem feita a ela. Ocorre que está havendo confusão entre consideração e adoração – o que não deveria acontecer, porém, se os irmãos católicos entendem assim que seja respeitado o direito deles assegurados no artigo 5º da Constituição Federal. Todavia não se deve perder de vista que Catolicismo, Protestantismo e Cristianismo são coisas distintas, no entendimento de Max Weber. Afinal, ninguém é mais democrático do que Deus, que diz que o convencimento do homem à fé não deve ocorrer por força nem por violência, mas pelo seu Espírito (Zacarias 4.6). Jesus usou o condicional “se” em Apocalipse 3.20, quando disse... se alguém abrir...entrarei em sua casa...

A Bíblia sempre usa o termo SENHOR e não o contrário. Então não há se falar em outro ser que possa receber adoração. A exemplo disso, o anjo repreendeu João Evangelista quando este se ajoelhou aos seus pés (Ap. 22.8,9). Isaias nos lembra que não há outro Salvador além do SENHOR (43.11). Portanto, ao SENHOR devemos: olhar para a salvação (Isaias 45.22; Hb 12.2); confessar para a salvação (Rm 10.9; Fp 2.11) e, ainda, crer nele para a salvação (At. 16.31). Lembremo-nos de que foi dito pelo próprio Deus que a solução para a humanidade viria da semente da mulher (Gn 3.15). Por sua vez, o anjo Gabriel disse que o menino (a semente) se chamaria Jesus porque salvaria o povo do pecado (Mt 1.21). De fato, o nome Jesus (derivado do grego) significa salvador.

Concluo agradecendo ao meu amigo Padre Waldemir, que me fez doação de uma Bíblia, a qual me está sendo útil inclusive na elaboração desta matéria, (pois faço uso de algumas traduções) e dizendo que se Maria, a Santa Mãe de Jesus morasse em Tabatinga e fosse fazer visitas seria bem recebida na igreja católica (com certeza), assim como na evangélica, espírita, casa da mãe gestante e demais religiões e instituições filantrópicas. Somente em uma casa desta cidade ela não entraria, razão pela qual afirmo que ela não é preterida pelos evangélicos...

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