ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beleza Se Põe À Mesa



Dizem que beleza não se põe à mesa. Eu discordo. Acho que a beleza influencia em nossas decisões, nos guia e nos leva a fazer coisas certas e erradas, principalmente nos relacionamentos. Enfim, acho que a beleza é o carro chefe para amar alguém. A questão, a grande questão, não é essa. E sim, o que é a beleza.


Algumas (muitas) pessoas podem dizer que a beleza é aquilo que os olhos veem. Que é a simetria nos traços, a cor dos olhos ou da pele, o tamanho dos seios ou a maciez dos cabelos. É, mas estão erradas. Isso não é beleza. Pelo menos, não a beleza que leva ao amor, ela é muito mais que isso.



A verdadeira beleza está no olhar daquela pessoa, que tem olhos que passam despercebidos por todos, mas que brilham ao encontrar os seus. Está naquele sorriso que não é de comercial de creme dental, talvez nem tenha o hálito mais fresco e os dentes mais brancos, mas ilumina todo o ambiente quando você o vê. Está naquele andar desengonçado, mas que você acha gracioso. Está nos gestos desastrados, no mau-humor matinal e até na falta de paciência. Está na silhueta, que pode não ser daquelas que estampam revistas, com quilinhos a mais, mas que, mesmo assim, definem o seu padrão.



Essa beleza, a verdadeira, também enxergamos sem usar os olhos. Quando ouvimos aquela voz que acelera o coração ou aquela risada que nos parece música. Quando um hábito simples se torna uma referência, piadas ruins nos levam aos risos e mesmo os piores filmes ou programas de TV, ficam divertidos. Podemos sentir essa beleza quando nos falta algo ou alguém. Quando a espera é muito longa e a ansiedade faz o tempo se arrastar. Quando as piores ideias e os planos mais mirabolantes parecem fazer sentido. Quando uma ruga ou cabelo branco deixa de ser envelhecimento para ser charmoso. E quando todas as outras pessoas passam a ser consideradas bonitas dependendo do quanto se parecem com aquele alguém.



Encontrar essa beleza nem sempre é fácil. Na verdade, nunca é. Nos apegamos demais em questões menos importantes, como a aparência física, por exemplo. Ou o que os outros vão pensar. Ou nos perdemos num monte de outras besteiras, afinal, como humanos, somos todos um bando de bobocas sempre à procura de algo. Buscas que parecem nunca ter fim, por dinheiro, emprego, o corpo perfeito, o carro mais veloz, a banda larga mais rápida, o chocolate mais doce, a cerveja que mais desce redondo, o banco feito para você, a onda perfeita, a batida perfeita, amores-perfeitos... enfim, a busca nunca acaba.



 Mas vale a pena procurar, "no armário, no abecedário, embaixo do carro, no negro, no branco, nos livros de história, nas revistas e nas rádios, procurar pelas ruas, onde mora sua mãe, nos quadros de Botero, no seu porta-moeda, em duas mil religiões e até em suas canções", como diria Shakira, procurar em todos os lugares. Porque a beleza está  mesmo nos olhos de quem vê.



* Jornalista//escritor
Assessor de imprensa da Prefeitura de Itupeva - SP
E-mail: lurodriguez@rabiscando.com 

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!!