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Escola Municipal Senador Fábio Lucena

Por: Glaucelane
dos Santos Coelho*

Palestra sobre higiene
Projeto "Inclusão digital para crianças"
A historicidade do processo educacional, por muito tempo, foi marcada por uma educação tradicionalista, onde não havia a preocupação em preparar os discentes para se tornarem cidadãos críticos, conhecedores de seus direitos e participativos no seu processo de ensino-aprendizagem. A educação propriamente dita não era um direito de todos, como prevê atualmente a Constituição Federal (Art.205), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Art, 3°, inciso I) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 4°). E isso, já é um avanço significativo para a evolução da aprendizagem, garantir legalmente, o acesso e a permanência do discente na escola, já que por muito tempo vem se falando em melhorar a Educação, mas, infelizmente, ainda há fatores internos e externos que interferem negativamente para que essa tão almejada qualidade, na educação, seja alcançada. Contudo, pode-se observar que as escolas tem procurado realizar um trabalho de melhor qualidade, essa busca constante, por tal qualidade, está expressa através dos projetos que as Instituições vêm desenvolvendo junto aos professores, dentro e fora da sala de aula, com a colaboração de outros profissionais vinculados à Secretaria de Educação (Projeto de Educação Física e de Música, a adesão de convênios com o MEC, dentre outros), assim como, através de Parcerias com a Secretaria de Saúde (atendimento odontológico e palestras diversas), Secretaria de Turismo (Passeio turístico), Polícia Militar (PROERD), com a UEA (Inclusão digital para Crianças) e outras Instituições Educacionais, como também, os de própria competência de cada Estabelecimento de Ensino.

Professora em sala de aula
A Escola Municipal Senador Fábio Lucena, continua engajada no compromisso de desenvolver um trabalho por excelência, embora tenha consciência de que não depende unicamente de seus esforços, no entanto, vem procurando cumprir com o seu dever, sem se remeter ao “comodismo do nada posso ou ao conformismo de que já se fez tudo que podia fazer”, como descreve Marilena Chauí, em seu livro “Convite à Filosofia”. Em uma entrevista para a revista Nova Escola, o filósofo espanhol Fernando Savater (Professor de Ética na Universidade de Madri), afirmou que "Em momento algum o professor pode duvidar que o ser humano é perfeito e que tem capacidade infinita de aprender". Segundo ele, "Refletir sobre a finalidade do ensino é pensar sobre o destino do homem e sobre o lugar do humano na natureza".Nesse ano de 2012, este Estabelecimento Educacional, apresenta os objetivos abaixo relacionados:

Projetos Oficinas Criativas
É de praxe, que as escolas, no início do ano letivo realizem um período de sondagem, no intuito de averiguar o nível de aprendizagem dos discentes. De modo, que a partir de tal diagnóstico inicial, obtenham informações que são essenciais para a elaboração do Plano Anual de Ação Escolar, cujo, apresenta as diretrizes que irão subsidiar as atividades a serem desenvolvidas no decorrer do ano letivo e na elaboração do Plano de Curso, com base no nível de conhecimento que eles possuem, pois, não é viável realizar o planejamento, sem saber o que de fato, os discentes precisam aprender.

Comemoração da Páscoa
A Escola, realiza também, uma avaliação institucional, semestral, referente à atuação pedagógica e administrativa, de forma que sejam levantados os pontos negativos e positivos de todos os setores que compõem a mesma, a fim de analisar de que maneira pode-se melhorar o atendimento ao público discente, a relação interpessoal entre funcionários e clientela, visando a garantia do padrão e qualidade da educação e a valorização dos servidores, cumprindo assim, o que reza a LDB.


 Reduzir para 21,9% a distorção idade/série das séries iniciais do Ciclo Básico, em relação ao percentual de 2011 que apresentou o índice de 43,78%, com o crescimento de 12,28% referente a 2010.

Projeto Educação Física
 Reduzir para 3,11% o índice de baixa frequência escolar em relação ao percentual de 2011 que apresentou o índice de 6,22% com o crescimento de 1,30% referente a 2010.

 Reduzir para 4,75% do índice de retenção escolar em relação ao percentual de 2011 que apresentou o índice de 12,14% de retenção nas turmas de 3º e 5º ano do I e II ciclo do Ensino Fundamental.

 Capacitar 100% do quadro docente em técnicas e metodologias de ensino, inovadoras e críticas.

Tais objetivos foram traçados mediante a comparação dos resultados obtidos nos últimos três anos letivos (2009,2010 e 2011).



Com base no respeito e consideração que a Escola Municipal Senador Fábio Lucena, nutre pela comunidade tabatinguense, sente-se na obrigação de divulgar tais estatísticas, a fim de levar ao conhecimento da população o trabalho sério e responsável que vem sendo realizado por esta Instituição. Assim como agradecer o apoio dos colaboradores e à equipe de funcionários, que estão sempre dispostos e empenhados em ajudar nos eventos escolares. Aproveitando o ensejo, convida-se a todos a participarem do Arraial da Escola, que acontecerá no dia 1° de junho do corrente ano, o projeto vem apresentando o tema “Brincando em família”. A programação do evento estará voltada para o lazer em família. Venham, participem e divirtam-se!

* Profª da Rede Estadual e Municipal de Educação em Tabatinga
Gestora da Escola Municipal Senador Fábio Lucena
Graduação em filosofia (UFAM)
Especialização em Psicopedagogia (UFAM)
Cursando Especialização em Gestão Escolar (UFAM)


E-mail: glaucelanecoelho@gmail.com



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