ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Preconceito: ponto de conflito


Por: Matheus Silva Fernandes
Um, dentre vários outros defeitos do ser humano, é o de julgar a si mesmo. Desde os tempos primórdios, o homem espalhou-se por todo o mundo e cada grupo formado desenvolveu sua cultura a partir de como decorreu a sua própria história. Assim o padrão de cada cultura se tornou diferenciado, cada um, dependendo de onde se originava, tinha sua maneira de viver. Porém, com a junção e mistura de tantos povos, e atualmente com o intenso processo de globalização do mundo, surgiu o então preconceito, que é a procedência de julgar um indivíduo pelo seu modo de ser, de viver e de pensar antecipadamente, discriminando-o.
É notório o fato de que o homem possui a característica de julgar os outros tão instantaneamente. Às vezes, no simples mirar de alguém, um sujeito forma todo um conceito dessa pessoa sem ao menos conhecê-la.
Geralmente o preconceito é formado pelas divergências de pensamento, de ideologia, da visão acerca de determinado assunto, da religião e também pela própria diferença da fisionomia das pessoas e cor da pele. Um triste exemplo histórico de preconceito foi o da visão eurocêntrica em relação aos índios e
aos negros, esses, tratados com inferioridade em relação aos europeus. Hoje podemos notar as consequências que esse ato trouxe a nossa sociedade, além de vários outros problemas que foram gerados.
Além do mais, o preconceito é uma fonte de violência e de conflitos, que causa separação entre os homens e cria realmente barreiras psicológicas entre eles, aumentando o ódio e a discriminação. Um exemplo desse fato é a constante batalha entre israelenses e palestinos por suas divergências religiosas e por disputas territoriais.

Podemos analisar que o preconceito é um mal que deve ser combatido; é preciso enfatizar que todos embora sejam diferentes, tem oração, independente de sua cultura. O amor ao próximo é essencial para se viver em harmonia entre todos e para desarraigar esta fonte de vários males: bullyng, racismo, xenofobia e tantos outros. É necessário exterminar este ódio que cega as pessoas ignorantes.

Matheus é aluno do Curso Preparatório
Aprovação, tem 17 anos e está estudando
para alcançar seu objetivo: ser aprovado na
EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do
Exército).

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!!