ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Energia Elétrica

Desde a descoberta de petróleo pela Petrobrás, em camadas da crosta terrestre até então pouco exploradas, como a do pré-sal, estamos cada vez mais convencidos que, em se tratando de exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas, o Brasil tem sido uma referência internacional. Já era uma grande façanha extrair petróleo do leito marinho a 2 mil metros. Agora estamos falando de uma tecnologia
voltada a extraí-lo de mais de 7 mil metros de profundidade. Figura 1. Profundidades de exploração de petróleo no mar. Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br Se por um lado fico embasbacado com tanta tecnologia, por outro fico indignado com um racionamento de energia em Tabatinga, que chega sem aviso, causando sérios transtornos à população local.

Acompanhando as últimas notícias em Manaus, vi que há dois anos a companhia de abastecimento de água lidera o ranking de reclamações do PROCON-AM. A tríade: telefonia, água e luz aparece sempre na ponta do ranking nacional. Ultimamente na capital do Amazonas, até a empresa de abastecimento de água vem se queixando dos péssimos serviços da fornecedora de energia, acusando-a de provocar por duas vezes o rompimento de uma adutora. Nessa troca de acusações entre uma suja e a outra mal lavada, a população anseia por melhores serviços, tão bem discriminados e cobrados na fatura e tão ausentes nas nossas necessidades. Depois de um dia de trabalho, quem não deseja voltar para o conforto de seu lar !!! Mas, que decepção você não pode relaxar vendo seu programa predileto na TV. Não pode ler para se informar, e no meu caso, preparar a aula do dia seguinte. E por mais que você queira ir direto pra cama, talvez não consiga dormir, você vai ser disputado pelo calor e por carapanãs.

Vejo que assim como a Petrobrás investiu para remover a camada de pré-sal para atender as necessidades dos brasileiros, precisamos remover algumas camadas que se sobrepuseram ao longo de décadas, entre usuário e concessionária de energia. A camada da irresponsabilidade, a camada da falta de políticas públicas, a camada de taxas cobradas sem a prestação de serviço, etc. As primeiras propagandas da Petrobrás da Era Pré-sal, tinham o seguinte slogan: “O DESAFIO É A NOSSA ENERGIA”. Nunca pensei que tal slogan pudesse ganhar tanta ressonância como atualmente em Tabatinga.

PS: Consegui escrever este artigo em um daqueles raros momentos de fornecimento de energia elétrica em Tabatinga.

geopalmeida@gmail.com

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!!