ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comitiva de parlamentares do congresso brasileiro e militares do exército brasileiro visitam 8º BIS





Entrevista e fotos: Silvio Brasil de Lima
Endereço eletrônico: brasil_am@hotmail.com


                No último 26 de abril, se fez presente, no CFSol/8º BIS, a comitiva de parlamentares do Congresso Nacional brasileiro, como a senadora Vanessa Grazziotin (PCDOB/AM), o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB/MG) e outros. Dentre os militares presentes do Exército Brasileiro estavam o Gen. Villas Boas, comandante do CMA, o Gen. Bda. Paulo Sérgio, o comandante da 16ª Bda. Inf. SL e o Ten.-cel. Machado, comandante do CFsol/8º BIS, os quais ministraram palestras sobre a atuação do EB na Amazônia. Detalhes do evento, na entrevista com o Ten.-cel. Machado.

                “Essa visita foi organizada pela assessoria parlamentar do exército. Teve por objetivo trazer os nossos senadores e deputados, de diferentes regiões do país, para conhecerem os trabalhos que são realizados pelo EB na Amazônia. Assim, passaram por Manaus, onde foram recebidos pelo Comandante Militar da Amazônia, Gen. Villas Boas, onde receberam informações, através de palestras, e visitaram algumas unidades em Manaus, como o Centro de Instrução de Guerra na Selva e o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia. Depois, vieram para nossa tríplice fronteira, para conhecer as ações do CFSol/8º BIS, que são realizadas nessa faixa fronteiriça com a Colômbia e o Peru”, esclareceu o Ten.-cel. Machado.

                Perguntado sobre a contrapartida da presença dos parlamentares em Tabatinga, o comandante disse que a primeira contrapartida que esses parlamentares dão, “é a presença deles aqui, pois para um senador e deputado abandonar os seus trabalhos legislativos em Brasília e vir conhecer o nosso trabalho na Amazônia, acho que é de grande valia. O que esperamos desses parlamentares é o conhecimento que têm da problemática da fronteira e da importância estratégica que Tabatinga tem, no contexto da faixa de fronteira do Brasil".

                Destacou a importância da presença de dois senadores e 12 deputados federais, os quais se fizeram presentes em Tabatinga: “é a prova da importância estratégica dessa região para segurança da nossa soberania”, afirmou Machado.

                Com relação à visita do ministro da saúde, Antônio Padilha, no dia 27 de abril, o comandante disse que ele cumpriu uma agenda com três eventos distintos. “A primeira foi a visita ao HGUT, que é o único hospital de referência do Alto Solimões, o qual atende a todos os munícipes do AS, cerca de 200.000 pessoas e, realmente precisa de uma atenção do Ministério da Saúde para poder melhor desempenhar o seu trabalho. O segundo evento, que ele participou, foi em Santa Inês, no município de São Paulo de Olivença, onde se encontram expedicionários da saúde, que é uma ONG formada por médicos especialistas do sudeste do país, os quais montaram um hospital para realizarem cirurgias, principalmente oftalmológicas, como cataratas e glaucoma, ou seja, abrem mão das suas férias para vir, a essa região, atender a população indígena do AS. O terceiro evento foi o lançamento da campanha nacional de vacinação dos povos indígenas, na comunidade Nova Itália, no município de Amaturá”.

                Machado afirmou que toda essa visita obteve êxito graças as Forças Armadas, Força Aérea, a Marinha do Brasil/CFT, ressaltando o total apoio do comandante Fernandes, na realização do transporte fluvial e do EB, sempre presente, o qual colaborou na parte logística e de segurança.

                “Mais uma vez, agradeço a utilização desse veículo de comunicação, com tanta penetração na sociedade do Alto Solimões, que é o nosso Jornal Solimões. É um espaço onde divulgamos as ações do CFSol/8º BIS, que é o representante do exército brasileiro nessa tríplice fronteira. SELVA!!!”, concluiu o comandante do CFSol/8º BIS, Ten.-cel. Machado.

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!!