ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tecnologia de Ponta a Ponta





Luciano R. Rodrigues*
  Sou o tipo de pessoa que gosta de tecnologia e, embora nem sempre consiga fugir do complexo de “antigamente que era bom”, gosto de estar por dentro das novidades tecnológicas e imaginar futuros (e se forem com apocalipse zumbi, tanto melhor). Mas ultimamente isso está ficando cada vez mais difícil, afinal, a tecnologia já bateu à nossa porta. Ou melhor, está bem diante dos nossos olhos, literalmente, no caso do Google Glass. Pra quem não sabe, o tal é um óculos desenvolvido pela Google que tira fotos, grava vídeos, faz ligações, envia mensagens, busca rotas, entre outras coisas mais. E tudo isso, num óculos, ali, bem diante da sua cara. Imagina só, se hoje, as pessoas já andam trombando com as outras na rua, dirigem ao mesmo tempo que atualizam o Facebook ou mandam SMS com o celular, imagina na Copa, digo, imagina no G-Glass? Pois é. Fico pensando se ele vai ter funcionalidades como dos filmes de espionagem, em que você olha para a pessoa e o aparelho te dá os dados dela, mais ou menos o que a visão em raio-x do Batman faz no jogo Arkham Asylum e Arkham City (e pra quem nunca jogou qualquer um dos dois, meus sinceros sentimentos).

            Mas o G-Glass (será que posso registrar essa abreviação? Nunca vi ninguém usando antes) não é a única novidade que parece ficção científica. Dias atrás li sobre uma arma, criada com peças de uma impressora 3D, que funciona e dispara normalmente. E isso é só o começo da tecnologia das impressoras 3D, cogitam criar alimentos com ela. Já imaginou? Nesse ritmo, num futuro não tão distante, ao invés de procriar pra ter um filho, você pode projetá-lo no computador, imprimir e montar! Muito mais fácil, ainda mais pros nerds sem muito traquejo pra arrumar uma namorada e proliferar a espécie (e quem se identificou levanta a mão \o).

            Outra tecnologia que também me chamou bastante atenção foi um projeto de realidade aumentada para videogame. O aparelho, uma espécie de projetor, usa todo o espaço à frente para criar a imagem, que não fica mais limitada à televisão. Prevejo muitos acidentes, muitas coisas quebradas e muitos ataques epilépticos. Mas muita diversão também (tô dentro desde já!).

         Claro que essas são apenas algumas das novidades entre vários destaques que vão surgir nos próximos meses e anos (minha esposa adorou a roupa que só precisa ser lavada a cada três meses, por exemplo) e eu gosto de pensar que a tecnologia é uma ferramenta que deve ser usada para tornar nossa vida mais fácil, mais divertida, mais tranquila e confortável. Claro que, infelizmente, a maioria delas só chega a nós, reles mortais, depois que começam a deixar de ser novidades e começam a baratear. No caso do Brasil, pior ainda, já que lutamos pra encontrar um 3G de qualidade enquanto no mundo afora o 4G já é quase tecnologia de museu. Mas isso é um luxo pra quem mora na região de São Paulo ou nos grandes centros... que digam meus amigos de lugares mais afastados (Abraço Tabatinga!). E também penso se com todas essas tecnologias não seria possível levar água pro Nordeste? Acho que até dá... mas daí, que trunfo os políticos teriam pra conseguir votos por lá?

            Enfim, como já disse, gosto de tecnologia. Acho admirável observar o tanto que o ser humano evoluiu e criou através dos tempos. Mas também fico admirado quando um homem adulto abusa de uma criança. Quando um grupo de torcedores agride alguém apenas por torcer pra um time diferente. Quando falsos pastores enriquecem convencendo milhares de pessoas a dar-lhes seu suado dinheiro. Quando percebo que a cor da pele ainda é mais importante pra muita gente do que o caráter. Nesses aspectos, parece que a humanidade ainda vai precisar de mais milhares de anos pra evoluir, infelizmente. Mas, quem sabe alguém crie uma máquina que nos ensine a ser melhores? Seria ótimo.

* Jornalista//escritor
Assessor de imprensa da Prefeitura de Itupeva - SP
E-mail: lurodriguez@rabiscando.com

 

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!!