ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Educar é preciso! Oportunizar também.




 
Nas últimas edições, esta coluna foi usada para divulgar as nossas reivindicações, enquanto cidadãos tabatinguenses. Ainda imbuído deste papel me apraz dar voz à outros aspectos, sobretudo por que tratam da educação, área na qual venho atuando em Tabatinga e da qual quero mostrar alguns avanços dentro do ensino de nível superior.

Primeiro quero destacar a importância das parcerias, principalmente com as secretarias municipais de educação, que nos prestam uma grande ajuda, como no meu caso, que leciono as disciplinas de Geografia Física e a maioria delas pedem atividade de campo. Foram muitas as vezes em que fomos assistidos com o transporte fluvial e terrestre pelas secretarias de educação de Benjamin Constant e Tabatinga. Sou infinitamente grato aos secretários José Roberto Faria e Enildo Batista, que foram irrestritos no apoio às nossas atividades deste primeiro semestre. Quero continuar contando com estas secretarias para futuras atividades.

Outro ponto a destacar, são as oportunidades através dos programas com bolsas, que a Universidade do Estado do Amazonas vem oferecendo aos seus discentes. De início, tínhamos bolsas para a pesquisa. Agora elas também estão voltadas para o Ensino e a Extensão.  No Ensino atualmente no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID - soma quase 70 bolsistas entre alunos,
supervisores e coordenadores envolvidos em projetos em cinco escolas da rede pública de ensino da cidade de Tabatinga. Na Extensão, além das bolsas que são dispensadas aos alunos envolvidos em projetos extensionistas, destacamos o Bolsa Trabalho que vem oportunizando alguns alunos que passaram por uma seleção entre vários candidatos, a vivenciar em um turno, experiências administrativas dentro do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga; o programa de monitoria, que no último edital disponibilizou 33 vagas remuneradas e 28 voluntárias, para proporcionar ao aluno  experiência docente no nível superior, auxiliando o professor  em algumas tarefas.

Saindo do nível superior, mas não da educação, ouvi recentemente do governador Omar Aziz em visita a esta cidade, a promessa de que cada professor estadual e os alunos do 3º ano do nível médio, muito em breve receberão um tablet.

Estas e outras conquistas, respondem à sociedade sobre o que esperar de uma Instituição de Ensino Superior, conquistas que também esperamos de outras instituições públicas para consolidar a cidadania que queremos.

E-mail: geopalmeida@gmail.com

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!!