O odor desagradável de certas coisas
O leão, o rei dos animais, convocou todos os bichos a uma assembléia geral para tratar de assuntos graves. Acudiram estes ao convite, que consideravam grande honraria. E o leão lhes disse:
-Prestantes e estimadíssimos vassalos capachos, convidei-vos para que me tirásseis de uma dúvida cruel: há muito que quero saber se o meu bafo ou fede ou cheira; vou consultar-vos a cada um em particular.
Dito isso, tomou-os um por um, e os consultou. Aos que diziam que fedia, ele falava:
-Insolente! Tens o atrevimento de dizer que fede o bafo de teu rei ? ! Tornava-lhes o leão, e logo os matava.
-Adulador! Pois tens cara de dizer-me a mim, que o meu bafo cheira? Dizia aos que mentiam para lisonjeá-lo - Não gosto de quem quer me enganar! E os matava.
Chegou a vez do macaco:
- Meu Rei, há de Vossa Majestade perdoar-me, disse o espertalhão; ando há quinze dias com um resfriado horrível; saí da cama há pouco e apresentei-me, só para não faltar à devida obediência; mas não estou em estado de perceber cheiro algum. E o Leão riu-se da malandragem e sutileza do macaco; e este foi salvo.
MORAL DA HISTÓRIA: Por que ter pressa de dizer aquilo que, não podendo trazer utilidade alguma, só traz comprometimento?
A história de Tabatinga vem sendo escrita pelo esforço daqueles que a tomaram como morada. Mas, infelizmente também é manchada por alguns que não gozam deste apreço por esta cidade. E embora sendo a minoria parecem intocáveis, inabaláveis e encouraçados o suficiente para não conviver em harmonia com todas as instituições que a sociedade constitui como legais. A fábula que citamos nos remete ao entendimento que para viver em Tabatinga tenho que escrever só o que é agradável a determinadas pessoas? Senão tenho que me retirar de um lugar que deveria estar sob as mesmas leis que regem este país, mas que aqui parecem não ter efeito algum.
A história do Brasil e de outros países do mundo demonstram que o povo sempre reagiu para remover o poder subversivo e autoritário e implantar um estado de direito onde possam ser vistos como cidadãos e não capachos. As pessoas constituem suas lideranças para representá-las com dignidade, solidariedade e principalmente respeito.
Se o gigante que estava adormecido, deu sinais que está acordando, vamos nele nos inspirar e acordar também Tabatinga.
geopalmeida@gmail.com
Nenhum comentário
Obrigado pelo seu comentário!!