IFAM, Campus Tabatinga, realiza formatura dos cursos técnicos integrados e subsequentes
Entrevistas e
fotos: Silvio Brasil de Lima
Endereço
eletrônico: brasil_am@hotmail.com

Com
exclusividade o JS entrevistou o pró-reitor de ensino do IFAM, prof. Antônio Venâncio Castelo Branco, e o
diretor geral do IFAM/Campos Tabatinga, prof. Jaime Cavalcante Alves,
que falaram desse épico momento de formatura e dos projetos para o IFAM em
Tabatinga. Confira as entrevistas.

O pró-reitor
enfatiza que essa é uma ação do governo federal, iniciada com o presidente Lula e hoje com a presidenta Dilma, capitaneada pelo IFAM, em função
de servidores designados, entre os quais, o prof. Jaime que toparam o desafio de fazer educação e educação
profissional no Alto Solimões.

Salientou que o
IFAM, através da reitoria, está trabalhando um programa em pós-graduação na
modalidade do PROEJA (jovens e adultos), com foco no regional indígena do
município. “Diversos são os projetos da rede federal e do IFAM para essa região
do AS. Necessitamos do apoio da comunidade através das ideias e sugestões, da
apresentação das demandas, da configuração do arranjo produtivo local do
município, para que o IFAM promova, com eficácia, o desenvolvimento regional no
âmbito do AS”, ostentou o pró-reitor.



Contou que,
antes o que se tinha eram as instituições profissionais de nível técnico e
tecnológico, localizadas apenas em Manaus, e, com isso, os estudantes do
interior do estado teriam que se deslocar para lá. Disse que, com o desafio de
levar a educação profissional para as cidades do interior do Amazonas, busca-se
o desenvolvimento e o crescimento intelectual, cultural, cognitivo e, ao mesmo
tempo, a elevação da escolaridade, através da formação profissional técnica e
tecnológica, o desenvolvimento local e regional, por meio do ensino, pesquisa e
extensão.
“Esse desafio
foi apresentado para nós, no final de 2009, e constatamos que foi uma proposta
séria do governo federal. Abraçamos a ideia, pois tivemos a convicção de que
seria um trabalho, uma proposta inovadora, que pensava em resultados a médio e
longo prazo, que é a qualificação profissional em prol dos cidadãos do interior
do estado que anseiam em conquistar seus sonhos através do conhecimento. Por
isso, não mensuramos esforços em dar nossa parcela de contribuição com a nossa experiência nesse projeto do governo federal”, relatou o diretor.
O professor
afirmou que veio para Tabatinga, em 2010, para implantar o Campus do IFAM/TBT,
ressaltando a importância da parceria do prof. Ivamilton, que foi o primeiro diretor do Campus do IFAM/TBT. Também
se lembrou da colaboração do prof. Wlamir Seabra e “com o apoio dessas
turmas de formandos conseguimos ser os pioneiros nessa região. Esse momento vem
coroar a semente que foi plantada, em 2010. São 147 jovens que se formaram nos
cursos de informática, meio
ambiente, administração, recursos pesqueiros e
agropecuária, sendo pioneiros nessa região da educação profissional implantada
pelo IFAM”, disse.

O diretor
argumentou que toda expansão da estrutura física é condicionada a um projeto
pedagógico.
Contou que a atual estrutura física do IFAM/TBT é para atender a demanda que se tem hoje, em relação aos cursos técnicos. “Estamos desenvolvendo novos projetos relativos a novos cursos, para começarmos uma discussão com o 1º curso de graduação do IFAM. Precisamos equipar e construir novos laboratórios, dependendo da demanda de cursos que a comunidade demandar. Para atender o curso da área agrícola, estamos com projetos para colocar na área externa, a estrutura física do Campus, as unidades educativas de produção, que é a nossa fazenda experimental para atender os nossos cursos da área técnica, como agropecuária, recursos pesqueiros e meio ambiente. Com relação ao complexo poliesportivo, já demos início a obra, com a construção da piscina semiolímpica. Até julho ou agosto deste ano, estaremos licitando o ginásio poliesportivo, visando trabalhar o aluno na sua totalidade”.
Contou que a atual estrutura física do IFAM/TBT é para atender a demanda que se tem hoje, em relação aos cursos técnicos. “Estamos desenvolvendo novos projetos relativos a novos cursos, para começarmos uma discussão com o 1º curso de graduação do IFAM. Precisamos equipar e construir novos laboratórios, dependendo da demanda de cursos que a comunidade demandar. Para atender o curso da área agrícola, estamos com projetos para colocar na área externa, a estrutura física do Campus, as unidades educativas de produção, que é a nossa fazenda experimental para atender os nossos cursos da área técnica, como agropecuária, recursos pesqueiros e meio ambiente. Com relação ao complexo poliesportivo, já demos início a obra, com a construção da piscina semiolímpica. Até julho ou agosto deste ano, estaremos licitando o ginásio poliesportivo, visando trabalhar o aluno na sua totalidade”.
Outro ponto
fundamental, segundo Jaime, está no
fato de que com a implantação do curso superior, será oferecer o curso de
mestrado para o nosso corpo docente. Afirmou que atualmente o IFAM/TBT superou
a problemática no que diz respeito à falta de professores. Em outubro de 2012, havia
24 professores e, hoje, o quadro de docentes é composto por 41 docentes. “O
nosso planejamento não visa somente à estrutura física, mas também a ampliação
do número de vagas para professores, técnicos administrativos, que atualmente é
uma carência, mas, sobretudo, na qualificação do corpo docente”, esclareceu.


Post Comment
Nenhum comentário
Obrigado pelo seu comentário!!